TCE-AL, MPC-AL e PGJ-AL: ANTC cumpre agendas institucionais em Alagoas

O presidente da ANTC, Ismar Viana, e a vice-presidente da Associação, Thaisse Craveiro, cumpriram uma série de agendas institucionais esta semana, em Maceió (AL). No Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), estiveram reunidos com o presidente do Tribunal, conselheiro Fernando Toledo; com vice-presidente da instituição, conselheiro Otávio Lessa; e com Corregedor do Tribunal, conselheiro Rodrigo Siqueira.

Nos encontros, os representantes da ANTC dialogaram sobre o processo de aprimoramento e a credibilidade do TCE/AL, no que tange à regularidade nas atividades e unidades auditorias e instrutórias, e os riscos de propostas legislativas estaduais que descumprem decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADI-6655, além de outros precedentes da Corte Constitucional e do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.

Acompanhados pelo Procurador-Geral de Contas Ênio Pimenta, os membros da ANTC aproveitaram a visita ao presidente do TCE/AL para entregar, em mãos, Carta assinada pelos membros do Conselho de Representantes da ANTC, que formaliza a preocupação nacional com a temática. Também participou da reunião o Auditor de Controle Externo Ércole Brandimarte.

Os representantes da ANTC também estiveram reunidos com membros do Ministério Público de Contas (MPC-AL). No encontro com o Procurador-Geral de Contas Ênio Pimenta e os Procuradores de Contas Stella Mero e Gustavo Santos, entre outros pontos, a ANTC formalizou convite para o 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON), que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto deste ano, em Goiânia (GO).

“Sempre muito produtivos os diálogos com o TCE-AL e com os procuradores do MPC-AL, o que tem nos permitido avançar na estruturação das atividades de Auditoria e Instrução do Tribunal. Nosso intuito é de contribuir com a regularidade na atuação. Os conselheiros têm se revelado sensíveis ao processo de uniformização nacional e o MPC sempre demonstra inequívoca coerência em defesa da higidez dos processos de controle externo”, afirmou o presidente da ANTC, Ismar Viana.

WhatsApp Image 2024 05 22 at 07.53.36\WhatsApp Image 2024 05 22 at 07.54.51

WhatsApp Image 2024 05 22 at 07.55.14

WhatsApp Image 2024 05 22 at 07.56.11

WhatsApp Image 2024 05 22 at 07.58.12

Visita à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL)

Acompanhados dos integrantes da AudTCE/AL, os dirigentes da ANTC também realizaram visita institucional ao Ministério Público Estadual (MP-AL), na Procuradoria-Geral de Justiça, com o objetivo de apresentar as entidades e os Auditores de Controle Externo do TCE/AL. Na ocasião, foram discutidas mudanças legislativas recentes que impactaram tanto no sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa como também no sistema de responsabilização eleitoral, e qual a relação com a atuação dos Tribunais de Contas.

Os representantes foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, procurador Walber Valente de Lima, e pelos promotores de justiça Flávio Gomes (Fazenda Pública Municipal) e Jamil Gonçalves Barbosa (Fazenda Pública Estadual).

Para o presidente da ANTC, a visita foi uma oportunidade de dialogar sobre a confluência entre a atuação dos auditores de Controle Externo e do Ministério Público na defesa da probidade. “Dada a interrelação da atuação dos Tribunais de Contas com o Ministério Público, no sentido de atuar em defesa da probidade eleitoral, por força de legislação própria, que é a Lei 64, de 1990, achamos oportuna e pertinente essa visita institucional, dada inclusive a realização do 2º Seminário realizado pelo TCE-AL, cuja temática foi exatamente centrada em debater os impactos da atuação dos Tribunais de Contas no sistema de responsabilização eleitoral. O encontro serviu para que pudéssemos levar ao conhecimento do MP a correta estruturação da carreira de Auditores do TCE/AL e de que modo esses auditores podem contribuir na sua atuação funcional nesse sistema de defesa da probidade administrativa”, explicou Ismar Viana.

Ao receber os dirigentes, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, afirmou que os auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas desempenham um papel importante em defesa do cumprimento da lei e da probidade na administração pública: “Foi com grande alegria que recebemos a associação, inclusive com representantes nacionais dos auditores dos Tribunais de Contas. Discutir o aprimoramento dessa atuação que se complementa é fundamental para que possamos ter gestões mais sérias e com respeito ao erário. São objetivos em comum, de nós, membros do Ministério Público, e deles, auditores. Estamos alinhando novas linhas de trabalho para otimizar a eficácia e o resultado do serviço prestado”, afirmou o PGJ em exercício.

Também participaram do encontro a vice-presidente nacional da ANTC, Thaisse Craveiro; a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-AL, Patrícia Barros; e os auditores de controle externo e dirigentes da AudTCE/AL Lílian Santiago, Igor Herculano, Jadson Rodrigues, Guilherme Vinícius Scheeren.

Para Patrícia Barros Viana, auditora do Controle Externo do TCE-AL e presidente da AudTCE-AL, “Foi uma proveitosa reunião em que discutimos as mudanças legislativas operadas na Lei de Improbidade Administrativa e os impactos dela na atuação interinstitucional, sobretudo levando-se em consideração os reflexos disso também na defesa da propriedade eleitoral. Então, defendemos que os auditores do Controlo Externo e os promotores de Justiça promovam uma atuação para garantir a efetividade nesse sistema de defesa da lei”, comentou.

A ANTC vem mantendo reuniões com Procuradorias Gerais de Justiça nos estados (PGJPR e PGJBA, as mais recentes) para viabilizar diálogos voltados à superação dos desafios e à definição de possíveis caminhos para proteger as atuações em defesa da probidade, o que depende da regularidade no desenvolvimento das atividades auditoriais e instrutórias.

WhatsApp Image 2024 05 22 at 16.24.31

WhatsApp Image 2024 05 22 at 14.22.41 3

WhatsApp Image 2024 05 22 at 14.22.41 1

WhatsApp Image 2024 05 22 at 14.22.41 2

WhatsApp Image 2024 05 22 at 16.24.34

WhatsApp Image 2024 05 22 at 14.22.41

WhatsApp Image 2024 05 22 at 16.24.35Confira a matéria no site institucional do MPC-AL.

Fonte: Comunicação ANTC com informações do MP-AL

Imprimir   Email