8 de março: ANTC atua, conforme Agenda 2030 da ONU, pela equidade de gênero

Desde o início do século 20, quando o Dia da Mulher foi instituído como data comemorativa nos calendários mundiais, as mulheres preservam a luta pela equidade de gênero. A data, que teve origem em função de diversos protestos que ecoaram pelos Estados Unidos e pela Europa por melhores condições de trabalho e respeitos aos direitos individuais, reforça a importância dessa luta por direitos e igualdade.

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) caminha nessa luta desde a sua fundação, há 10 anos. A entidade, que atua pela igualdade entre homens e mulheres, está em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas(ONU) onde a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.

A intenção da Agenda é construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.

Na ANTC, metade dos membros da Diretoria Executiva é de mulheres, a começar pela vice-presidente, Thaisse Craveiro. Compõem ainda o quadro, a vice-presidente para assuntos do TCU, Lucieni Pereira; a diretora de Defesa do Controle Externo, Valeria Sampaio; diretora- adjunta de Defesa do Controle Externo, Adriana Portugal; a diretora Jurídica de Defesa dos Aposentados e Pensionistas, Kasla Garcia; a assessora da diretoria jurídica, Gabriela Mendes; a diretora Administrativo-Financeira, Eliane Senhorinho e a diretora-adjunta Administrativo- Financeira, Luciane Ferraz.

E por causa desse protagonismo feminino na entidade, as auditoras de controle externo foram homenageadas, em 2020, no Livro de 80 anos do International Visitor Leadership Program (IVLP), o mais importante programa de intercâmbio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A obra traz um pouco da história de liderança das auditoras de controle externo, a partir do encorajamento da então presidente da ANTC Lucieni Pereira, atual vice-presidente da associação. O ponto de partida foi a conquista do espaço de empoderamento feminino na entidade. Confira aqui.

E é assim, com muitas mulheres, que a ANTC fortalece a luta feminina em prol de um Controle Externo mais justo e igualitário a todas e todos.

O Dia da Mulher é hoje e todo dia!

Confira o depoimento de algumas das mulheres da ANTC neste 8 de março:

“Ser mulher e ser ANTC é dedicar a força renovadora feminina à transformação de realidades. É partilha, encorajamento e inspiração!”
Thaisse Craveiro
Auditora de Controle Externo e Vice-presidente nacional da ANTC

“Ser Mulher e ser ANTC é ser desafiada todos os dias!”
Gabriela Mendes
Auditora de Controle Externo do TCM-BA
Assessora da Diretoria Jurídica da ANTC

“Ser mulher e ser ANTC é enfrentar, dia após dia, os desafios que a vida nos impõe com a plena certeza de estar na batalha pelas lutas certas, em prol do bem, da coletividade e de uma sociedade melhor”.
Valéria Diniz
Auditora de Controle Externo do TCE-CE
Presidente da AudTCE/CE

“Ser mulher e ser ANTC, tendo sido a primeira presidente da entidade, é estimular a representatividade e a liderança das auditoras, em um processo virtuoso com o potencial de contagiar os 33 Tribunais de Contas do País”
Lucieni Pereira
Auditora de Controle Externo e Vice-Presidente da ANTC para assuntos do TCU

“Assim como os desafios impostos às mulheres transformam preconceitos e dificuldades em força motriz de superação, o engajamento na ANTC nos impulsiona a superar obstáculos e buscar uma Administração Pública mais eficiente para a sociedade”.
Kasla Garcia
Auditora de Controle Externo e Diretora Jurídica da ANTC

“Ser mulher e ser ANTC significa servir à sociedade com firmeza, mas também com doçura e sensatez”.
Adriana Portugal
Auditora de Controle Externo
Diretora Adjunta de Defesa do Controle Externo da ANTC

“Ser mulher e ser ANTC é ecoar a voz da força que existe em cada uma de nós, a voz que promove união e realiza sonhos em prol da coletividade”.
Adrianne Freire
Auditora de Controle Externo e Presidente da AudTCE/AM

“Ser mulher e fazer parte da ANTC é pensar, acreditar e construir algo para o bem do próximo. É ter disposição e resiliência para abrir novos caminhos”.
Eliane Senhorinho
Auditora de Controle Externo do TCE-PR
Diretora Administrativa da ANTC

Imprimir   Email