SECEX CEARÁ
No último dia 5, a presidente da ANTC, Lucieni Pereira, visitou a Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará.
Foto: ANTC
O objetivo da visita foi conhecer os colegas e apresentar os objetivos da ANTC. A visita ocorreu no período em que a ANTC palestrou no II Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará, que contou com a participação do auditor de controle externo da Secex Ceará, Emmanuel Nazareno Souza Vasconcelos, nos dois dias de palestras.
Foto: Emílio Boblitz (OAB)
Lucieni agradeceu a atenção dos colegas da Secex Ceará e colocou a Associação Nacional à disposição dos pleitos dos auditores, visando ao aperfeiçoamento do controle externo.
SECEX MATO GROSSO DO SUL
Na tarde desta quinta-feira (26/9), foi a vez da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado de Mato Grosso do Sul receber a visita da presidente da ANTC.
Foto: ANTC
Lucieni expôs os objetivos e as ações realizadas pela Associação Nacional em prol do controle externo e das prerrogativas profissionais dos auditores. Durante o encontro, a representante de classe explicou os objetivos pretendidos com a PEC DO PADRÃO MÍNIMO para aperfeiçoar a governança dos 34 Tribunais de Contas, e também ouviu as reivindicações dos auditores que ressaltaram a importância da iniciativa do "Auditor-Tutor", projeto adotado pelo TCU em 2006 e que teve por finalidade designar um auditor de com experiência em controle externo para dar tutoria aos colegas recém-empossados.
Os auditores destacaram os pontos positivos do projeto e falaram da importância de resgatá-lo. "A medida foi importante não apenas para nos conferir maior segurança nos encaminhamentos, mas para desonerar um pouco o diretor", destacou um dos participantes contemplados pelo projeto quando ingressou no TCU.
A presidente da ANTC se comprometeu levar à reivindicação ao presidente do TCU, para que seja estudada a viabilidade de resgatar o referido projeto considerado boas práticas de gestão pelos Auditores da Secex Mato Grosso do Sul que participaram da reunião.
A visita da representante de classe à Secex ocorreu no período em que palestrou no minicurso e no painel do VI Congresso Direito Público e o Procurador do Estado, evento realizado pela Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grasso do Sul. O auditor Abenathar Lopes de Araujo Junior participou do evento e assistiu à palestra da presidente da ANTC sobre Previdência no Setor Público, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa no Estado de Mato Grosso do Sul.
Foto: ANTC
A procuradora de Justiça, Irone Alves Ribeiro Barbosa, também assistiu à palestra e ao final convidou a presidente da ANTC para debater os impactos jurídico-econômico-fiscais da previdência complementar dos servidores públicos com os promotores e procuradores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, evento que deve ocorrer em breve.
Fonte: Comunicação ANTC.