FÓRUM NACIONAL DISCUTE AUDITORIA OPERACIONAL E PROCESSO ESTRUTURADO

A ANTC prestigia o evento realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Dois dias de intensas atividades marcam o I Fórum Nacional de Auditoria realizado no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), entre os dias 4 e 5 de março. A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) está representada no evento pelo presidente da entidade, Francisco Gominho. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o encontro tem como proposta principal debater a auditoria operacional e o processo estruturado, com foco nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).



A programação inclui palestras, mesas de debates e apresentação de casos práticos. “Os desafios do controle no século XXI e auditoria operacional” foi o tema escolhido para a abertura do Fórum. A auditoria operacional em compras públicas e compras de menor valor e em áreas como Tecnologia da Informação também estão em pauta.

Em discurso na mesa de abertura, Francisco Gominho defendeu a padronização da nomenclatura de auditor de controle externo e destacou a importância da divulgação do serviço prestado pelos Tribunais de Contas em prol dos cidadãos brasileiros. “Um momento em que a nossa instituição tem sido bastante cobrada por resultados e questionada exige de nossa parte uma resposta positiva, algo que traga ao conhecimento da sociedade tudo de bom que é feito nas Cortes de Contas. Para nós, a expectativa é de aperfeiçoamento do nosso trabalho, dos processos e também da padronização cada vez maior do nosso sistema, em torno de nomenclaturas coerentes”, frisou.

Além de Gominho, integraram a mesa da solenidade inaugural do fórum a presidente do TCDF, Anilcéia Machado, o presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira, o presidente do IRB, Ivan Bonilha, o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Joaquim de Castro, o vice-presidente de auditoria do IRB, Edilberto Pontes, o vice-presidente de ensino, pesquisa e extensão do IRB, Inaldo Araújo, o conselheiro-substituto do TCM-RJ Emil Leite Ibrahim, representando o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello, o procurador do Ministério Público junto ao TCE-MG Marcílio Barenco, representando o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Stephenson Victer, e a presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, Germana Laureano.

"Os desafios do controle externo são muitos e múltiplos. Eu tenho dito que a nossa atividade é muito árdua porque quem se sente alcançado por uma decisão eventualmente desfavorável, que traz repercussões em diversos campos do direito, procura como estratégia desqualificar o órgão julgador ou o sistema como um todo. Então a gente precisa estar atento e enfrentar essa realidade, com decisões muito bem fundamentadas. E para isso temos cerca de 9 mil auditores de controle externo, um corpo técnico da melhor qualificação para produzir relatórios bem fundamentados", destacou Fábio Nogueira. Na fala, ele ainda pontuou a importância das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e da transparência no setor.

Os participantes puderam conferir ainda discussões sobre auditoria no âmbito internacional com a intervenção do diretor executivo do Institute for Economic Stability (IES), nos Estados Unidos, Gerald Brown, especialista em Gerenciamento e Operações da Cadeia de Suprimentos.

NBASP- Alinhadas às normas internacionais em auditoria, são de fundamental importância para os auditores de controle externo e servidores dos Tribunais de Contas. A capacitação permite o debate à luz do ordenamento jurídico brasileiro, além de repercutir diretamente na credibilidade, qualidade e profissionalismo da auditoria de controle externo sobre o setor público.

PROGRAMAÇÃO ANUAL Segue a programação para 2020 com temas, datas e locais das próximas quatro etapas do Fórum Nacional de Auditoria.


Fonte: Comunicação ANTC (com informações do IRB).

Imprimir   Email