ANTC SORTEIA LIVROS PUBLICADOS POR AUDITORES DE CONTROLE EXTERNO

Nesta primeira edição, o sorteio incluiu obras de Ismar Viana, Romano Scapin e publicação conjunta de Jorge de Carvalho e Camila Baldresca

Os seguidores da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) nas redes sociais puderam conferir uma excelente novidade neste começo de 2020. A entidade sorteou, na segunda-feira (03), exemplares de livros publicados por integrantes da carreira. O ganhador foi Leo Morais (perfil @leotsmorais). Ao longo do ano, a associação irá realizar outros sorteios e, para participar, basta nos acompanhar pelo Facebook, Instagram e também aqui pelo nosso site.

O objetivo principal da iniciativa é promover, entre os integrantes da carreira e o público interessado, a disseminação de conhecimentos que tenham como foco a auditoria governamental e o exercício do controle externo pelos Tribunais de Contas.

Nesta primeira edição, foram sorteados exemplares das seguintes obras:

- “Fundamentos do Controle Externo: uma interpretação sistematizada do Texto Constitucional aplicada à processualização das competências dos Tribunais de Contas”, de Ismar Viana;

- “A expedição de provimentos provisórios pelos Tribunais de Contas: das ‘medidas cautelares’ à técnica antecipatória no controle externo brasileiro”, de Romano Scapin; e

- “Auditoria no setor público com ênfase no controle externo: teoria e prática”, de Jorge de Carvalho e Camila Baldresca.

A obra de Ismar Viana, que também é vice-presidente nacional da ANTC, traz um atualizado estudo da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e reflete sobre a processualização das competências dos Tribunais de Contas pautadas na observância aos preceitos constitucionais. O livro destaca tópicos acerca do direito processual e da responsabilização de agentes públicos e privados. Auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Ismar é professor, mestre em direito e especialista nas áreas de “direito administrativo”, “direito educacional” e “combate à corrupção: prevenção e repressão a desvios de recursos públicos”.

A publicação do auditor de controle externo do TCE-RS Romano Scapin faz uma análise dos provimentos provisórios nos Tribunais de Contas, tratando das medidas cautelares à técnica antecipatória, com foco no controle externo brasileiro. O livro tem prefácio do conselheiro Cezar Miola e apresentação do advogado e professor Rafael Maffini.

A ANTC também sorteou a obra de autoria conjunta de auditores de Controle Externo do TCM-SP Jorge de Carvalho e Camila Baldresca. Atualizado com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e IFPP/Intosai, o livro enfatiza a auditoria governamental enquanto processo, destrinchando o rito metodológico, enfatizando o controle externo. O livro é editado pela Editora Gestão Pública.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email