ESTADOS COMEMORAM DIA DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO

As comemorações do Dia do Auditor de Controle Externo, celebrado em 27 de abril, reverberaram pelo país com eventos em diferentes Tribunais de Contas dos estados durante os meses de abril e maio. Além da valorização dos profissionais de carreira, a data foi marcada por importantes debates sobre temas atuais relacionados à função de auditoria e às contas públicas.

Antes mesmo da data oficial, atividades institucionais deram o tom das celebrações. O II Seminário dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), realizado no dia 23, teve como tema central “Normas de auditoria: padrão de eficiência, confiança e relevância dos resultados da auditoria de controle externo”. O auditor do TCU Diógenes Farias, além do secretário de controle externo (Secex), Raimir Holanda Filho, e do secretário adjunto de controle externo do TCE-CE, Eugênio de Castro e Silva Menezes, compuseram a mesa de debates. o TCE-PA, a sessão plenária do dia 25 contou com o pronunciamento do presidente da AudTCE local, Elcias da Silva. Em Rondônia, a importância do compromisso de fiscalização das contas públicas perante os cidadãos esteve no centro das discussões do I Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle, em 26 de abril. Bruno Piana, secretário-geral de controle externo e a auditora Gislene Rodrigues Menezes, ambos do TCE-RO, fizeram parte da programação.


Crédito: TCE-SE

Ainda na véspera do Dia do Auditor, duas outras palestras comemorativas tiveram a participação de membros da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC). O vice-presidente, Ismar Viana, debateu com os servidores do TCE de Mato Grosso sobre “A atuação dos Tribunais de Contas: segurança e efetividade das políticas públicas”. Na Corte de Contas do Mato Grosso do Sul, a diretora da ANTC Kasla Garcia e o deputado estadual Pedro Kemp foram os convidados para discutir a temática “Ouvidoria do Servidor”.

Os paralelos entre a auditoria de controle externo e a conjuntura atual brasileira guiaram o encontro “Atuação do auditor de controle externo e infraestrutura no cenário nacional: desafios e perspectivas”, promovido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (AudTCM-BA),no dia 29, com a exposição da auditora Kasla Garcia. Já no debate em torno das “Perspectivas e mudanças nos Tribunais de Contas”, realizado na mesma data no Espírito Santo pela Associação e Sindicato dos Auditores de Controle Externo, participaram o conselheiro do TCE-ES Sebastião Carlos Ranna e os deputados estaduais Carlos Von, Sérgio Majeski e Lorenzo Pazolini.. O TCE-PI recebeu, em 29 de abril, o secretário de gestão de informações do TCU, Wesley Vaz, para debater “O papel do auditor de controle externo na Era do Conhecimento”.

O mês de maio também abrigou comemorações. A palestra “Seja a sua melhor versão”, ministrada pela master coach do Sebrae Karina Alvarenga no dia 2, celebrou data no TCE-AP. O seminário “O papel do Auditor de Controle Externo frente às demandas atuais da sociedade” foi o primeiro evento promovido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (AudTCE-RJ) e contou com os auditores Fabio Furtado de Azevedo (TCM-RJ), Rafael Silva Leite (presidente da AudTCE-RJ) e Ismar Viana (vice-presidente da ANTC), no dia 3 de maio, mesma data das celebrações no Acre, em Goiás e na Paraíba.


Lucieni Pereira ministrou palestra promovida pelo TCM-GO

Na capital acreana, a temática escolhida foi "O papel do auditor do controle externo no combate à corrupção", com exposições dos auditores Michel Bandeira, Gustavo Maia e Izaías Gomes de Oliveira. Com o tema “A auditoria na era da tecnologia da informação: inovação, desafios e oportunidades”, o evento organizado pela AudTCE-PB convidou para as discussões os auditores de contas públicas do Tribunal de Contas local Willo Pinheiro, Weverton Sena, André Agra, Pedro Fleury e Lúcia Patrício. A palestra “A atuação do auditor de controle externo conforme a simetria constitucional dos Tribunais de Contas”, ministrada pela diretora da ANTC Lucieni Pereira, marcou a data na Associação de Auditores de Controle do TCM-GO (AudTCM-GO).

No Mato Grosso do Sul, auditores de controle externo, secretários, técnicos, servidores públicos e a sociedade civil participaram do seminário “Reforma da previdência: um debate nosso”, sobre um dos tópicos mais discutidos no âmbito político atualmente, no dia 10 de maio, com Lucieni Pereira e Diego Torres (TCE-ES) como palestrantes.

As celebrações do Dia do Auditor de Controle Externo foram encerradas em 22 de maio, quando palestras e debates sobre a relevância da auditoria de controle externo para a concretização do papel institucional dos Tribunais de Contas deram a tônica do II Seminário dos Auditores de Controle Externo do TCE-SE, com participação dos auditores Ismar Viana, Kaliany Varjão e Roseane Tavares, do TCE-SE, e Jackson Luiz Araújo Souza (TCU). O encontro, aberto ao público, trouxe à tona pautas como a uso de técnicas avançadas de auditoria e caminhos para a superação da crise democrática pelo fortalecimento das instituições republicanas.

A data também foi lembrada por membros de outras carreiras dos Tribunais de Contas e de entidades parceiras, como a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). “Na esteira da consolidação de sua identidade nacional, a auditoria de controle externo, efetivamente exercida com dignidade, valorização e independência, tem papel basilar na concretização do elevado mister técnico cometido pela Constituição Federal aos Tribunais de Contas”, defende nota da instituição.

O conselheiro do TCE-PE Valdecir Pascoal salientou a importância dos auditores como alicerce fundamental dentro dos TCs. ‘“Sempre é dia de enaltecer e celebrar o auditor de controle externo, um dos pilares essenciais para a efetividade dos Tribunais de Contas”, declarou. O procurador do Ministério Público de Contas Julio Marcelo de Oliveira, membro da Atricon, também parabenizou os integrantes da carreira. “Hoje é dia de dar parabéns aos auditores de controle externo, alicerce e esteio dos tribunais de contas, pelo seu dia. Sem os auditores de controle externo, nada acontece nos tribunais de contas”, enfatizou.

Dia do Auditor

Pelo trabalho conjunto entre a ANTC e as entidades da classe nos estados, 15 unidades da federação já consagraram o dia 27 de abril no calendário. O Amazonas foi o mais recente estado a aprovar lei em comemoração ao dia do auditor de controle externo. Em 10 de maio, após promulgação pela Assembleia Legislativa, a Lei n.º 4.819/2019 foi publicada no Diário Oficial.


Crédito: TCE-PA

A data foi idealizada pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) em novembro de 2012 e vem sendo apresentada às Casas Legislativas por iniciativa das associações locais com intuito de fortalecer a identidade nacional dos auditores. Os seguintes estados já consagraram o Dia do Auditor de Controle Externo: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. Outros estados contam com Projetos de Lei em tramitação.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email