SÃO LUÍS-MA. Após manifestações pacíficas de Auditores de Controle Externo e demais servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) a partir das denúncias de existência de ‘funcionários fantasmas’ na folha de pagamento, o filho do Presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-AM), entrou com pedido de parcelamento do valor recebido indevidamente do TCE-MA sem cumprir jornada de trabalho.
ENTENDA O CASO
Após a denúncia de que o filho de Waldir Maranhão era funcionário ‘fantasma’ do Tribunal, os Auditores de Controle Externo e demais servidores se reuniram para discutir como a classe reagiria com a finalidade de preservar a credibilidade do órgão que tem o dever de combater esse tipo de desvio.
Confira a reportagem!
JM TV
Servidores do TCE-MA protestam contra possíveis funcionários 'fantasmas'
ASTCEMA
NÃO aos “Funcionários Fantasmas”
Após Assembléia, os Auditores decidiram fazer um protesto na avenida em frente ao Tribunal, com a finalidade de informar à população que a classe repudia ‘fantasmas’ na folha de pagamento.
Fotos: Facebook
Durante o protesto, o Presidente do Sindicato dos Auditores de Controle Externo do TCE-MA, Marcelo Martins, concedeu entrevista e informou que o Sindicato também protocolou uma Representação no Ministério Público estadual para que o órgão investigue se 30 comissionados e cedidos, sem vínculo com o órgão, cumprem a jornada de trabalho.
Imagem: Rede Globo
A ANTC manifesta todo apoio ao Sindicato dos Auditores de Controle Externo e demais entidades que participam do movimento pacífico no Maranhão.
Após a denúncia do caso, que teve repercussão nacional, o Médico Thiago Augusto Azevedo Maranhão Cardoso foi exonerado do cargo. Logo em seguida, Thiago declarou que devolveria todo dinheiro recebido dos cofres públicos. A afirmação, segundo divulgado na imprensa, foi feita por meio de uma carta enviada, no dia 16 de maio, ao Presidente do TCE, Conselheiro João Jorge Pavão.
Saiba mais!
Filho de Waldir Maranhão devolverá dinheiro aos cofres públicos
BLOQUEIO DOS BENS
Conforme divulgado no G1, o Juiz O Juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, Douglas de Mello Martins, pediu o bloqueio online de ativos financeiros e veículos do médico Thiago Maranhão até o limite de R$ 235 mil. Na sentença, consta a restrição de transferência no Detran-MA e expedição de ofício aos cartórios de registro de imóveis avisando sobre a decisão.
PEDIDO DE PARCELAMENTO
Nesta quinta-feira (7/6), Thiago Maranhão entrou com pedido de parcelamento no TCE-MA do valor que deve ressarcir ao órgão, conforme imagem do documento que circula nas mídias sociais.
No mesmo dia, o Promotor de Justiça do Maranhão, Londonjonson Gonçalves de Souza, requereu ao TCE-MA informações e documentos funcionais sobre Thiago Maranhão no órgão.
A ANTC acompanha as ações e já se colocou à disposição dos Auditores de Controle Externo para representá-los nas diversas instâncias de Poder contra a prática de ‘funcionários fantasmas’ na folha de pagamento do Tribunal.
Fonte: Comunicação ANTC com informações da imprensa.