ANTC, AUD-TCU E AMPCON PARTICIPAM DO ATO DE ENTREGA DE MAIS DE 2 MILHÕES DE ASSINATURAS EM APOIO ÀS DEZ MEDIDAS

Pacote contém 10 medidas para prevenir, punir e recuperar dinheiro público

O Ministério Público Federal realizou, nesta terça-feira (29), a entrega simbólica de 2.028.263 assinaturas de cidadãos que apoiam um pacote de 10 medidas de combate à corrupção propostas pelo órgão. A Presidente e o Vice-Presidente da ANTC, Lucieni Pereira e Francisco Gominho, o Diretor de Defesa de Controle Externo da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU), Nivaldo Dias Filho, e o Vice-Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Júlio Marcelo de Oliveira, participaram do ato representando as respectivas classes.

O Procurador de Contas junto ao TCU, Júlio Marcelo, integrou a mesa de autoridades e representou o Ministério Público de Contas Brasileiro.


Foto: PGR/MPF

O Procurador da República e um dos coordenadores da Força Tarefa de Curitiba da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, participou do evento e empolgou a platéia, que lotou o auditório principal da Procuradoria-Geral da República.


Foto: PGR/MPF

Dallagnol afirmou que as investigações do caso ajudaram a elaborar as medidas. “O que a Lava Jato pode alcançar é a recuperação do dinheiro desviado no caso concreto e a punição dos responsáveis. Mas a sociedade espera que os escândalos de corrupção parem de se suceder semana após semana. Para que isso aconteça precisamos mudar as condições que hoje favorecem a corrupção para que passem a desfavorecê-la”, afirmou em entrevista à imprensa.

Dallagnol afirmou ver um "país melhor e com a sociedade civil mais forte” no caso de aprovação das 10 medidas pelo Congresso. "Vejo a corrupção e a impunidade depostas do trono em que reinam tranquilas, substituídas pela Justiça", disse o Procurador.

"Vejo a sociedade com a consciência de que ela é e deve ser parte não só dos problemas, mas também das soluções em nossa democracia”, complementou Dallagnol, elogiando o engajamento de parte da população na campanha.

Na cerimônia, Dallagnol disse em discurso que não iria à caminhada ao Congresso, dizendo que o protagonismo da iniciativa deve caber à sociedade. “O protagonismo é de todos vocês. O meu corpo vai ficar aqui, mas meu coração irá com vocês aonde vocês forem”, afirmou mediante aplausos dos participantes do evento.

Crianças e adolescentes de escolas das redes pública e privada do Distrito Federal marcaram presença no ato que começou na Procuradoria-Geral da República e seguiu com a ‘caminhada’ para o Congresso Nacional para entrega das assinaturas.


Foto: Facebook

O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Pernambuco, Carlos Augusto Arruda Guerra de Holanda, também prestigiou o evento em Brasília e cumprimentou o conterrâneo, Gominho, pela presença no ato cívico, assim como os representantes da ANTC e AMPCON.


Foto: ANTC

Ao final do evento, Lucieni e Nivaldo cumprimentaram e conversaram com o Procurador da República que integra a Força Tarefa de Curitiba, Roberson Henrique Pozzobon.


Foto: ANTC

Os representantes da ANTC e da AUD-TCU falaram da importante iniciativa do TCU de criar a Seinfra Operações, unidade especializada na realização de fiscalizações em empresas investigadas pela Operação Lava Jato, mediante, inclusive, o compartilhamento de informações pelo MPF e pela Justiça Federal. Roberson vibrou com iniciativa do TCU, considerada importante para estreitar ainda mais os órgãos de controle envolvidos nas investigações da Operação Lava Jato, que ganham robustez com as fiscalizações realizadas pelos Auditores do TCU.

ATO NO CONGRESSO NACIONAL

Os representantes da ANTC, AUD-TCU e AMPCON fizeram a caminhada até o Congresso Nacional, onde foram recebidos por parlamentares que se demonstraram engajados com a causa.


Foto: ANTC

O Deputado Raul Jungmann e a Assessora da Liderança do PPS, Patrícia Nogueira, cumprimentaram a ANTC, a AMPCON e a AUD-TCU pelo engajamento com as medidas de combate à corrupção. “Contem conosco para defender as instituições de controle”, disseram Jungmann e Patrícia aos representantes.


Foto: ANTC

Sob o slogan ‘É pra votar, não é pra enrolar’, centenas de cidadãos e representantes da sociedade civil entregaram o pacote de medidas anticorrupção aos Deputados e Senadores da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção presidida pelo Deputado Mendes Thame (SP).


Foto: G1.com

A classe artística também esteve presente no ato realizado no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Novamente, a criançada se destacou durante o evento.


Foto: Internet

Crianças de diferentes escolas de Brasília entregaram cartas e poemas aos parlamentares com textos pedindo a aprovação do pacote anticorrupção.

Confira a repercussão na imprensa nacional:

CORREIO BRAZILIENSE
Movimentos entregam assinaturas de apoio às "10 medidas" anticorrupção;

G1
Operação Lava Jato é 'antibiótico que trata foco de infecção', diz Dallagnol;
Congresso recebe pacote de medidas de combate à corrupção.


Fonte: Comunicação ANTC com informações do G1.com e Correio Braziliense.

Imprimir   Email