NOTA DE REPÚDIO - AS DECLARAÇÕES DO DEPUTADO ESTADUAL FREI ANASTÁCIO DURANTE ENTREVISTA CONCEDIDA À RÁDIO ARAPUAN FM

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES DE CONTROLE EXTERNO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL (ANTC), associação de classe afiliada à CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS (CNSP), entidade do terceiro grau associativo que congrega mais de 800 mil servidores em todo País, vem a público repudiar as declarações do Deputado Estadual Frei Anastácio durante entrevista concedida, nesta data, à Rádio Arapuan FM, ocasião em que ataca a credibilidade dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) com grave ofensa de domínio público que atenta contra a dignidade da classe.

As declarações do Parlamentar acerca de suposto recebimento de propina por parte de Auditores de Controle Externo durante fiscalização são graves e exigem investigação pelos órgãos competentes. Acusação lançada a esmo com esse conteúdo, sem a devida individualização da suposta conduta ilícita e apresentação de provas às autoridades competentes, certamente é postura que o povo paraibano não espera tampouco tolera de uma autoridade Parlamentar.

O exercício das funções finalísticas do Auditor de Controle Externo exige conduta compatível com os preceitos da Constituição da República, da Lei Orgânica do TCE-PB, do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba, do Código de Ética do TCE-PB e das diretrizes nacionais e internacionais de auditoria, norteando-se pelos princípios da independência, da imparcialidade, da serenidade, da integridade profissional e pessoal, da dignidade e da honra. O objetivo desse arcabouço é garantir a moralidade administrativa, princípio constitucional revestido de caráter ético-jurídico condicionante da legitimidade e validade dos atos estatais, inclusive os atos de fiscalização na esfera de controle externo.

Nesse sentido, é fundamental para o Auditor cultivar princípios éticos, pois lhe cabe também função educativa e exemplar de cidadania em face dos gestores dos órgãos e entidades sujeitos às ações de controle externo e da sociedade em geral. Não por outra razão a integridade de conduta do Auditor constitui um dos valores primordiais segundo as diretrizes nacionais e internacionais de auditoria de controle externo, pois contribui para uma fundada confiança dos cidadãos nas fiscalizações e no julgamento de contas dos responsáveis pela aplicação de recursos públicos.

Não se admite que o direito à crítica assegurado pela Constituição do Brasil transborde seus preceitos e objetivos para tentar macular a imagem da classe Auditores de Controle Externo que exerce a missão constitucional de auditar os órgãos e entidades do Estado da Paraíba e seus Municípios.

A atitude desmedida do Parlamentar, de tentar macular - com acusações vazias e sem provas - a imagem da classe de Auditores de Controle Externo do TCE-PB, respeitada pelos seus pares, pelos jurisdicionados e pela sociedade, serve apenas para incitar o desrespeito às instituições republicanas constitucionalmente legitimadas e atenta contra o próprio Estado Democrático de Direito.

A Associação Nacional que representa os Auditores de Controle Externo do Brasil não medirá esforços para zelar pela imagem da respectiva classe no Estado da Paraíba e pela dignidade de seus integrantes, atuando contra todo e qualquer tipo de ataque dessa natureza.

Brasília, 26 de novembro de 2015.

LUCIENI PEREIRA
Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União