A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3 - São Paulo) vai promover, no dia 9 de junho, o seminário "Acordo de leniência na Lei Anticorrupção", reunindo jurista, ministros do TCU e da AGU, magistrado, membros do MP, auditores, conselheiro da OAB e outros especialistas para debater a aplicação do novo instituto e os reflexos jurídicos e sociais que ele deve provocar.
Serão quatro mesas temáticas ao longo de um dia inteiro de debates. A ideia é privilegiar uma ampla discussão técnica, trazendo diferentes visões e posicionamentos sobre a aplicação da nova lei. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado para quem comparecer nos dois períodos do evento.
Clique aqui para fazer a inscrição.
Após a abertura do evento, prevista para 9h30, terá início a mesa da manhã e contará com exposição do advogado e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Modesto Carvalhosa. O jurista vai abordar o tema "Desafios na aplicação da Lei Anticorrupção brasileira" e terá como interlocutores o subprocurador-geral da República e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Humberto Jacques de Medeiros (debatedor), e o procurador-chefe da PRR3, Pedro Barbosa Pereira Neto (presidente da mesa).
À tarde (14h) o tema da primeira mesa será "Acordo de leniência na nova Lei Anticorrupção". Ela contará com apresentação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler, e terá como debatedor o subprocurador-geral da República Antonio Carlos Fonseca da Silva. A organizadora do evento, procuradora regional da República Samantha Chantal Dobrowolski, presidirá esta mesa.
Na sequência, às 14h40, terá início a mesa de debates "Conflito de atribuições e competências na celebração dos acordos de leniência da nova Lei Anticorrupção". Presidida pelo procurador da República Rodrigo De Grandis, ela reunirá o ministro Luís Inácio Lucena Adams, advogado-geral da União; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Paulo Fontes; o procurador do Ministério Público de Contas no TCU Júlio Marcelo de Oliveira; e o advogado e conselheiro estadual da OAB-SP Pedro Paulo Wendel Gasparini.
O evento se encerrará com a mesa "Lei anticorrupção, controle social e participação". Ela será conduzida pelo subprocurador-geral da República Antonio Carlos Fonseca da Silva e terá como expositores a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira, o representante da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) Waldir Santos, e o promotor de Justiça e presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) Roberto Livianu.
O seminário, realizado pela PRR3, conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AudTCU), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (ANPCON) e do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD).
Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Fonte: Procuradoria Regional da República - 3ª Região MPF.