ANTC E CNSP CELEBRAM O DIA NACIONAL DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO DO BRASIL

BRASÍLIA. O Dia 27 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo do Brasil. Para celebrar a data, a ANTC protocolou Ofício junto à Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo para requerer cópia da Representação do Procurador-Geral de Justiça do Estado que compromete as prerrogativas profissionais dos Auditores de Controle Externo e do relator, Conselheiro de Carreira Sebastião Carlos Ranna.

Os Auditores protestaram em frente ao prédio sede do TCE-ES na última sexta-feira em defesa das prerrogativas profissionais da classe.


Foto: Ascontrol


A ANTC também apoia várias iniciativas de comemoração nos Estado. Em Tocantins, os Auditores se reuniram em frente ao prédio sede do Tribunal de Contas do Estado e celebraram o dia diante da faixa de apoio da ANTC e do Sindicato dos Auditores de Controle Externo.


Foto: Sindace


O TCE-TO também homenageou a classe com mensagem de congratulação no site oficial.



Imagem: Site do TCE-TO


Em Sergipe, a semana de comemoração será marcada pela fundação da Associação e instituição do Colégio dos Auditores de Controle Externo do TCE-SE. A medida conta com apoio da ANTC e da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP).




Em Pernambuco, a Associação dos Auditores do TCE-PE homenageou a classe com mensagem no site da entidade.



ATITUDE DE SERZEDELLO CORRÊA INSPIRA AUDITORES
DE CONTROLE EXTERNO DO BRASIL

A data escolhida, 27 de abril, remete ao ano 1893, momento memorável em que o então Ministro da Fazenda do Governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa, deu exemplo de espírito público na defesa da autonomia e independência do Tribunal de Contas da União. A carta de demissão foi assinada nos seguintes termos:


Imagem da internet

O objetivo da comemoração é despertar e renovar nos Auditores de Controle Externo do Brasil o espírito público que marcou a postura exemplar de Serzedello Corrêa em defesa da moralidade da administração pública e da independência e autonomia do órgão constitucional de controle externo, bem como de promover o devido reconhecimento e valorização pela Nação pela relevância de sua atuação da auditoria de controle externo para a consolidação e aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, para a defesa das Constituições Federal e Estaduais, para promoção da cidadania e para a defesa de direitos humanos na gestão do Estado brasileiro.


CONGRESSO NACIONAL APRECIA PROPOSTA DE CRIAÇÃO
DO DIA DO AUDITOR

Com a finalidade de consolidar a data comemorativa, o Deputado Federal João Dado (SP) apresentou o Projeto de Lei nº 4.708, de 2012, em atendimento ao pleito da classe de Auditores de Controle Externo do Brasil formalizado pela ANTC.



Para fins de celebração, o Projeto considera ‘Auditor de Controle Externo’ o agente de Estado concursado especificamente para o exercício da titularidade das atividades referentes ao planejamento, coordenação e execução de auditoria, inspeção e demais atribuições finalísticas de controle externo dos 34 Tribunais de Contas do Brasil.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email