AUDITORES DO TCU FUNDAM ASSOCIAÇÃO DA AUDITORIA DE COTROLE EXTERNO

BRASÍLIA. O Dia Internacional Contra Corrupção visa celebrar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, adotada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas em 31 de outubro de 2003 e assinada pelo Brasil em 9 de dezembro de 2003, data escolhida para as comemorações. O Brasil está entre os 102 Países signatários da Convenção, promulgada pelo Decreto Presidencial 5.687, de 2006.

Considerada o maior obstáculo para o desenvolvimento social e econômico de um País, segundo as Nações Unidas, a corrupção movimenta valor equivalente a 3,6 trilhões de dólares por ano no mundo. Para celebrar a data e mobilizar a sociedade, um grupo de Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo do Tribunal de Contas da União fundou a Associação da Auditoria de Controle Externo do órgão (AUD-TCU) para defender e proteger o órgão responsável pela realização das auditorias, inspeções e demais procedimentos de fiscalização na esfera de controle externo, com vistas a prevenir a corrupção. A Presidente da ANTC, Lucieni Pereira, compareceu à reunião e representou vários Auditores lotados nos Estados por procuração.

A iniciativa visa suprir a lacuna existente, já que os Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo do TCU não dispõem de entidade que represente exclusivamente os interesses da classe e atue, de forma independente e corajosa, nas causas relaconadas ao controle externo. O objetivo é que a entidade recém-criada seja pautada pelos valores que devem guiar a atuação dos Auditores nas fiscalizações, quais sejam, ética, independência, profissionalismo e justiça, além de unir esforços com as demais entidades locais representativas dos Auditores de Controle Externo do Brasil para enfrentar os ataques que a classe e o TCU sofrem constantemente.

Confira os fundamentos e os objetivos da AUD-TCU constantes do Estatuto da entidade.

Foto: ANTC

Glória Merola e Marcelo Amaral são ex-Presidentes da Auditar, entidade que atualmente representa tanto os Auditores do TCU quanto servidores concursados para o exercício de atividades de natureza administrativa, podendo atuar, em concorrência com o Sindicato, apenas nas causas em que há objetivos comuns entre associados integrantes de classes distintas e que enfrentam conflito de interesses.

A Assembleia de fundação da AUD-TCU e de instituição do Colégio de Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo foi presidida pelo Auditor Nivaldo Dias Filho, eleito por unanimidade pelos participantes.

Foto: ANTC

Para Secretariar a Assembleia Geral, foi eleita a Auditora Nicole Veiga Prata, responsável pela elaboração da Ata.

Foto: ANTC

Carlos Ferraz ficou incumbido de fazer a leitura da proposta de estatuto, conduzindo o debate juntamente com o Presidente da Mesa e os demais candidatos eleitos para Diretoria.

Com seu bebê recém-nascido no colo, a Auditora Bruna Mara Couto, outra ex-Presidente da Auditar (2009-2011), também participou da Assembleia de fundação da AUD-TCU, sendo eleita Suplente do Conselho Fiscal.

Fotos: ANTC

"Lamento que a Auditar não consiga mais representar os interesses dos Auditores do TCU e defender o controle externo, distanciando-se cada vez mais das razões que motivaram sua criação em 1987", disse Bruna durante sua manifestação.

A Auditora Janaína Camargo Rosal e os Auditores Almir Serra Martins Menezes Neto, Josir Alves de Oliveira e Luciano José Maia foram eleitos membros do Conselho Fiscal.

Foto: ANTC

O Vice-Presidente da ANTC para Assuntos do TCU, Diógenes Faria, esteve presente e contribuiu com o debate sobre os principais pontos do estatuto apresentado para discussão.

O Procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, participou da reunião na condição de convidado especial e parabenizou os Auditores pela iniciativa. Júlio aproveitou a oportunidade para prestar sua homenagem à Auditora Glória Merola, que se despede do TCU em razão de aposentadoria no início de 2015.

Foto: ANTC

"Contem sempre com a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) para as ações em defesa do controle externo", declarou o Procurador.

O Auditor Francisco Gominho, do Tribunal de Contas do Estado e Pernambuco e Vice-Presidente da ANTC para as Regiões Norte e Nordeste, prestigiou a Assembleia de fundação da AUD-TCU e parabenizou os Auditores pela coragem e pela oportunidade de fundar a Associação e instituir o Colégio de Auditores.

Foto: ANTC

A Assembleia, que teve início às 14h30, foi encerrada às 18h. Os Auditores aproveitaram a oportunidade para se despedir e prestar justa homenagem à Glória Merola pela sua atuação no TCU e nas entidades representativas as quais integrou na condição de Presidente e de Diretora de Defesa de Controle Externo.

Foto: ANTC

"Agradeço a todos os Auditores pela homenagem", disse Glória.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email