CANDIDATOS À DIRETORIA E AO CONSELHO FISCAL DA ANTC PELA CHAPA ‘IDENTIDADE NACIONAL’ SE REÚNEM EM BRASÍLIA

BRASÍLIA. Nos meses de setembro e outubro, os candidatos à Diretoria da ANTC pela Chapa 'Identidade Nacional' participaram de reuniões em Brasília para discutir os planos da ANTC para o biênio 2015/2016.

As reuniões tiveram por finalidade traçar o plano estratégico de expansão da Associação Nacional para viabilizar o lançamento da Campanha Nacional de Democratização dos Tribunais de Contas do Brasil, com a finalidade de garantir o cumprimento dos requisitos constitucionais de indicação e escolha dos Ministros e Conselheiros, assim como assegurar que as auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos fiscalizatórios a cargo do Órgão de Auditoria sejam realizados por agentes de Estado concursados especificamente para essa finalidade.

Dentre as medidas para viabilizar a Campanha Nacional, destaca-se o Projeto 'Identidade Nacional' dos Auditores de Controle Externo do Brasil com o propósito fomentar a criação de Associações locais representativas dos Auditores de Controle Externo, as quais poderão ter assento no Conselho de Representantes da Associação Nacional, instância prevista para projeção da voz da classe no plano nacional.

O objetivo da fundação de Associações da Auditoria de Controle Externo dos Tribunais de Contas é conferir maior transparência e visibilidade às funções essenciais ao controle externo, de forma a estabelecer a necessária segregação entre a função de auditoria (a cargo do Órgão de Auditoria) e a função judicante (exercida pelos Órgãos Colegiados do Tribunal). Visa, ainda, buscar a definição de padrão mínimo nacional de organização e funcionamento do Órgão de Auditoria estratégico dos 34 Tribunais de Contas do Brasil.

Para conduzir essa agenda, o Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Francisco Gominho, foi escolhido para concorrer ao cargo de Vice-Presidente Nacional. Carlos Marçal, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), concorre ao cargo de Suplente de Conselheiro Fiscal.

Glória Merola é candidata à Diretora de Defesa de Controle Externo Adjunta, enquanto Marcelo Rocha do Amaral concorre ao cargo de Conselheiro Fiscal da ANTC.


Foto: ANTC

Lucieni foi escolhida pelos pares para concorrer à reeleição ao cargo de Presidente da ANTC no próximo biênio, função que acumulará com a Diretoria de Assuntos da Área Federal da Confederação Nacional dos Servidores Público (CNSP), à qual a ANTC é afiliada.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email