PROJETO PRIORIZA TÉCNICOS NO TCU

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) redigiu projeto de decreto legislativo para reestruturação da maneira pela qual os ministros do Tribunal de Contas da União são escolhidos. A informação foi divulgada pela ONG Contas Abertas.

Atualmente, nove ministros são escolhidos para ocupar as vagas do Tribunal de Contas da União, seis são de livre escolha do Congresso e três reservadas ao Poder Executivo, das quais duas são preenchidas por ministros-substitutos e procuradores d contas, ficando apenas uma para livre indicação. O projeto quer baixar para quatro as vagas de livre escolha do Congresso e aumentar para quatro as vagas preenchidas por membros de carreira na Corte de Contas.

De acordo com a presidente da associação, Lucieni Pereira, essa medida equilibra e valoriza o quadro técnico dos Tribunais de Contas. "Essa é a garantia de que os agentes estratégicos que atuam no processo de contas tenham representação e sejam levados para a composição do alto escalão da Corte", explicou a presidente.


Fonte: Jornal A Crítica - Manaus (AM).

Imprimir   Email