Levantamento realizado pela organização Transparência Brasil mostra o caminho percorrido pelas doações de grandes empresas às campanhas eleitorais de 2014.
Além do desequilíbrio nas doações (as 15 maiores doadoras foram responsáveis por 29% do arrecadado até agora), o estudo busca padrões na rota do dinheiro entre seu doador e o beneficiário final, analisando sua distribuição por estados e partidos.
A análise das doações sob a ótica demográfica mostra como mulheres e candidatos negros e pardos são beneficiados desproporcionalmente à sua presença nos pleitos.
Confira os Relatórios da TransparênciaBrasil:
As rotas das doações eleitorais;
Grande doador ignora candidatos negros e mulheres.
Dentre as principais doadoras, está a JBS, do Grupo Friboi, empresa beneficiada por financiamento do BNDES da ordem de mais de 8 bilhões de reais.
A auditoria do TCU sobre a parceria entre BNDES e JBS começou há três meses e já deveria ter sido concluída. Todavia, faltaram informações sobre transações do banco com a empresa entre 2009 e 2014.
A investigação na esfera do controle externo foi solicitada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. O requerimento tem amparo no artigo 71, inciso IV da Constituição de 1988, que prevê, na competência do TCU, realizar "por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades administração indireta".
Processo dessa natureza tem rito especial, por previsão expressa no artigo 159, inciso I do Regimento Interno do TCU. Segundo o comando, consideram-se "urgentes, e nessa qualidade terão tramitação preferencial, os documentos e processos referentes" à "solicitação de realização de auditorias e inspeções formulada pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas casas ou pelas respectivas comissões".
A Câmara já havia requisitado uma investigação nas operações do BNDES no JBS, avaliando repasses do banco para o frigorífico entre 2005 e 2009.
Saiba mais:
BNDES obstrui auditoria sobre empréstimos de R$ 8 bi ao JBS/Friboi, diz TCU.
Fonte: Comunicação ANTC.