ANTC reforça diálogo institucional no TCE-PR

A  Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC) concluiu o ano de 2024 com importantes agendas no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das atividades de controle externo e a regularidade das instituições públicas.

No dia 18 de dezembro, os representantes da ANTC se reuniram com o Conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, presidente eleito do TCE-PR para o biênio 2025-2026. O encontro abordou aspectos legais e jurisprudenciais que impactam a organização e o funcionamento dos Tribunais de Contas, com destaque para padrões de integridade e conformidade nas designações de funções e nomeações de cargos em comissão.

Na ocasião, a ANTC aproveitou para reafirmar seu compromisso com a regularidade das atividades exclusivas de Estado e desejou êxito ao Conselheiro Ivens em sua gestão. Participaram do encontro os auditores de controle externo Cinthya Caciatori, Lohaide Souza e Rodrigo Martins.

Aproveitando a agenda em Curitiba, a ANTC também esteve reunida com o Conselheiro Fábio Camargo. Durante a conversa, foram destacados os avanços obtidos pela designação de um auditor de controle externo para a coordenação da 6ª Inspetoria de Controle Externo, medida essencial para a autonomia técnica e a eficiência das auditorias. Além do presidente Ismar Viana, e da vice-presidente, Thaisse Craveiro, a ANTC foi representada pela diretora administrativa, Eliane Senhorinho, juntamente com o presidente da AudTCE/PR, Gihad Menezes, e o diretor de defesa do controle externo da entidade, Alcivan Nobre.

“Tivemos um diálogo produtivo, reforçando a importância de iniciativas que garantem a regularidade e a independência das atividades exclusivas de Estado”, afirmou Ismar Viana, então presidente da ANTC.

Discussões formalizadas pela ANTC

A partir dos debates com o Conselheiro Ivens Linhares, a ANTC protocolou no TCE-PR, no dia 19 de dezembro, o Requerimento nº 84850-6/24, que consolida fundamentos sobre a interpretação do quadro normativo aplicável ao Tribunal. O documento aborda legislações como as Leis nº 15.854/2008, nº 20.769/2021 e nº 21.885/2023, além dos artigos 151 e 151-A do Regimento Interno.

A formalização reflete o compromisso da ANTC com o diálogo institucional e com o fortalecimento técnico e ético das instituições de controle.

Compromisso com o fortalecimento do controle externo

As agendas realizadas no TCE-PR em 2024 reafirmam a atuação contínua da ANTC em defesa da técnica, da ética e da eficiência no controle externo, pilares fundamentais para a transparência e a regularidade da Administração Pública.

A ANTC agradece aos conselheiros e auditores de controle externo envolvidos nas discussões e reforça sua dedicação ao diálogo institucional construtivo em prol de um controle externo forte e independente.

Imprimir   Email