Durante as boas-vindas ao Tribunal sergipano, a presidente do TCE/SE destacou o papel fundamental desempenhado por Auditores de Controle Externo para garantir a transparência e a eficiência na Administração Pública. “Nesta oportunidade, é fundamental descartarmos que os Auditores de Controle Externo desempenham um papel essencial para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira responsável e em benefício da sociedade. Queria parabenizar o presidente Ismar Viana, pelo trabalho que ele tem feito, Brasil afora. Os Tribunais só sobrevivem para fazer um serviço em prol da coletividade, para fazer uma grande entrega à coletividade, com três pilares: o pilar do Auditor, o pilar do Ministério Público e o pilar do julgador. Sem estes três, não existe processo, Controle Exter
no, nem fiscalização”, afirmou Suzana
Azevedo.
Com o tema “O desafio do novo formato de controle da Administração Pública baseado em dados e evidências”, o Seminário ainda reuniu palestrantes ilustres como o juiz federal Kleiton Ferreira, o Auditor de Controle Externo do TCM/BA, Vitor Maciel, e a Auditora de Controle Externo do TCE/CE e vice-presidente da ANTC, Thaisse Craveiro.
Kleiton Ferreira apresentou a palestra “Comunicação Humanizada”, destacando a importância da empatia e da clareza na comunicação entre as instituições públicas e a sociedade. Já Thaisse Craveiro lançou um novo olhar sobre a “Avaliação Nacional dos órgãos de auditoria e instrução processual: perspectivas estruturantes e efetividade de atuação”, enfatizando a necessidade de uma estrutura sólida e integrada para garantir a eficácia das auditorias e o devido processo legal. Vitor Maciel, por sua vez, abordou o tema “Palco eleitoral no final do mandato: condutas vedadas e a coreografia fiscal”, elucidando as restrições legais e as práticas fiscais durante os períodos eleitorais.
Shara Lessa Dantas, presidente da AudTCE/SE, também ressaltou a importância do evento para a promoção de debates sobre aspectos constitucionais relevantes dos Tribunais de Contas. “A participação ativa e o engajamento dos presentes mostraram a relevância do tema e a necessidade contínua de aprimoramento das nossas práticas com base em novas tecnologias e evidências”, afirmou.
O presidente da ANTC elogiou a organização do evento e a qualidade das discussões. “Agradeço pelas presenças, pelas brilhantes palestras, por terem nos brindado com tanto conhecimento, por terem contagiado o público presente, alimentando-nos de energia, impulsionando-nos a seguir confiantes. Não é fácil organizar um evento em 4 dias e foi muito importante ter à mesa os presidentes da OAB, CRC, Associação dos Promotores de Justiça, dos Procuradores de Estado, dos Delegados de Polícia, dos Magistrados, dos Defensores Públicos, dos Procuradores do MPC, da Presidente do Tribunal, dentre tantas outras autoridades que se fizerem presentes. Vamos construindo pontes!”, destacou Ismar Viana.
a