A ANTC se uniu às diversas entidades e instituições que têm liderado campanhas de solidariedade em resposta às intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
Iniciativas lideradas pelo governo estadual, que está recebendo doações a partir do Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), personalidades como os humoristas Badin, o Colono, e o gamer Gaules, além de organizações como a Central Única das Favelas (CUFA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) e seus sindicatos filiados, têm mobilizado esforços para assistir as comunidades afetadas.
Além disso, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lançou uma campanha de doações em colaboração com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visando ajudar aqueles que enfrentam dificuldades devido às adversidades climáticas.
Outras instituições importantes, como a Universidade de São Paulo (USP), também estão contribuindo. A USP está recebendo doações de água potável e materiais de limpeza em todos os seus campi até a próxima quarta-feira. Os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil de São Paulo para, posteriormente, serem enviados ao Sul do país.
As fortes chuvas, que começaram na última semana de abril, impactaram severamente 336 dos 496 municípios do estado, afetando quase 800 mil pessoas. A tragédia já resultou em mais de 80 mortes e outros 100 pessoas desaparecidas, com outros óbitos sendo investigados quanto à sua relação com o desastre. Em razão da situação, o governo federal reconheceu no último domingo (5) estado de calamidade pública no estado.
Diante desse cenário desafiador, diversas empresas e outras entidades têm se mobilizado para oferecer auxílio. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) anunciou a transferência de R$ 10 milhões para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, enquanto o técnico do Flamengo, Tite, e entidades como o Fundo Social de São Paulo, a Força Aérea Brasileira (FAB) e os Correios também estão contribuindo com ações solidárias.
No último sábado, durante a terceira reunião da Sala de Situação para monitoramento e definição de novas ações de atendimento ao Rio Grande do Sul, coordenada pelo ministro Rui Costa, ficou acordado que os governos estaduais centralizarão as doações de suas respectivas populações. Essa coordenação será realizada pela Secretaria de Relações Institucionais, com apoio da Secretaria de Comunicação e da Casa Civil.
A proposta é que os donativos sejam centralizados junto às unidades do Corpo de Bombeiros dos estados e, posteriormente, encaminhados para as Bases Aéreas do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo, para triagem e distribuição.
A ANTC reitera seu compromisso em apoiar as comunidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e encoraja a solidariedade de todos nesse momento de dificuldade.