A Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e associada à ANTC, Chrystiane Mariz Maia Pessoa Vicente, foi escolhida para liderar o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) para o biênio 2024/2025. A nomeação ocorreu na mais recente sessão ordinária realizada na sede do órgão, realizada no último dia 23 de abril e foi referendada pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho, que participou da reunião como anfitrião.
O Focco-PB é uma iniciativa conjunta da sociedade civil e instituições públicas que atuam em conjunto para traçar estratégias de prevenção e combate à corrupção, fomentando a transparência pública, a fiscalização institucional e o controle social. Com abrangência nacional, o órgão fiscalizador é fruto do trabalho iniciado pelo então chefe da Procuradoria Federal na Paraíba, Fábio George, iniciado em 2005, e hoje é reconhecido como uma das principais experiências brasileiras no combate à malversação de recursos públicos.
“Todos os componentes do Fórum têm o propósito de melhorar a vida das pessoas”, disse ela, ao reforçar a defesa dos meios de combate à corrupção. “Sempre acreditei em trabalho conjunto entre os órgãos. É importante esse apoio e essa vontade de resolução de problemas para que os direitos fundamentais da população em geral sejam atendidos e realizam essas ações fora de suas atividades ordinárias. É preciso que os órgãos de controle trabalhem em conjunto para benefício da sociedade”, reforçou.
Antes de Chrystiane, a coordenação do Fórum esteve sob a responsabilidade do representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Claudivan da Silva Costa, que no encontro, fez um retrospecto do trabalho realizado nos últimos anos e reforçou o compromisso do Focco, órgão pioneiro no combate à corrupção no Brasil.
No encontro que elegeu a Auditora estiveram presentes representantes da Receita Federal do Brasil (Alcir Morais de Lucena), Ministério Público da Paraíba (Carlos Davi Lopes Correia Lima), Controladoria Geral do Estado (Letácio Tenório Guedes), Controladoria Geral da União (Walber Silva), Fundação Nacional de Saúde – Funasa (Roseane Batista da Cunha), Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão – MPF (Janaina Andrade de Sousa), Controladoria Geral de João Pessoa (José Haroldo Barbosa Pereira), Junta Comercial – PB (João Ricardo Coelho).
O Fórum é composto pelas seguintes entidades parceiras: Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Departamento de Polícia Federal, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Junta Comercial da Paraíba, Ministério Público do Estado da Paraíba, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Procuradoria Federal na Paraíba, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Secretaria de Estado da Receita, Controladoria Geral do Município de João Pessoa, Secretaria da Receita Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.