CORRIDA CHAMA A ATENÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO

CIDADANIA
O Dia Internacional contra a Corrupção foi marcado por uma corrida, na Esplanada dos Ministérios, contra a má gestão dos recursos públicos no País. Cerca de cinco mil pessoas participaram do evento, promovido pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), que tinha como objetivo a mobilização da sociedade em torno do tema. "Nosso objetivo é lutar para mudar a realidade de hoje e poder dizer 'vencemos a corrupção'", afirmou o auditor do TCU e fundador da entidade, Henrique Ziller.

A 4- Corrida e Caminhada Venceremos a Corrupção teve início, pontualmente, às 9h da manhã, como estava marcada. Ainda no começo do evento, várias pessoas já marcavam presença para participar da competição. "Vim por diversão, mas reconheço que a motivação é nobre. Agora, a gente tem que lutar também para que isso se traduza nas urnas. Temos, realmente, que fazer a mobilização se transformar em ação", opinou a corredora e socióloga Juliana Miranda, 36 anos.

Frases contra a corrupção fo-ram espalhadas por toda a área central da Corrida, que contou, inclusive, com um "carro" chamado de 171: Papuda Móvel. Quem tinha a ideia apenas de cuidar da saúde, acabou surpreso com a importância da comemoração. "Sempre corro e vim pensando apenas nisso. Mas, é muito legal você perceber a sociedade, as pessoas, preocupadas com isso. Acho até que veio pouca gente perto da insatisfação do brasileiro com as ações políticas", ressaltou o bombeiro Romeu Paulo de Castro, 57 anos.

Saiba mais
Os atletas puderam escolher entre os percursos de 5km e íokm. Além deles, a Corrida contra Corrupção tinha também uma caminhada recreativa de í,íkm, para aqueles com menor preparo físico. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deram apoio e garantiram a segurança do evento.

Sonho de mudança
Empolgada, Suely Aparecida, 31 anos, confessava ser sua primeira participação em corridas de rua. "Adorei. A experiência foi ótima e válida para a gente pensar no futuro do Brasil. Não é dentro de casa que conseguimos a mudança. Agora, todo mundo espera que a situação mude mesmo", avaliou a técnica de enfermagem.

Até bebês e crianças participaram da mobilização. E teve, inclusive, quem carregasse os pequenos no colo durante o percurso. "Achei essa corrida a ideal para eu voltar a praticar exercícios. Fiquei muito feliz em ter participado", contava a nutricionista Cristiane Lopes, enquanto amamentava o seu filho de 1 ano e 5 meses.


Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA (DF).

Imprimir   Email