BRASÍLIA. Foi realizada, na manhã deste domingo (1/12), a 4ª CORRIDA E CAMINHADA VENCEREMOS A CORRUPÇÃO promovida pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). A temática da Corrida e Caminhada foi "Mais Saúde, Mais Educação, Mais Segurança Pública e Mais Transporte", em sintonia com o clamor das ruas verificado durante as manifestações de junho.
Um dos vencedores da corrida dos 10 km, que ocorreu na Esplanada dos Ministérios, foi o Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Carlos Alberto Araújo Guimarães, que trabalha na Secretaria de Controle Externo de Previdência, Trabalho e Assistência Social (SecexPrevi).
Foto: ANTC
A corrida e caminhada são realizadas em comemoração do Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, data instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Essa data é celebrada no mundo todo para mobilizar a sociedade em torno do tema e renovar os esforços entre governo, empresas e sociedade.
A Presidente da ANTC, Lucieni Pereira, prestigiou o evento e acompanhou a corrida e a premiação dos vencedores.
"É uma enorme satisfação prestigiar a vitória de um colega do TCU atuante no controle das contas públicas", declarou a representante de classe. A Diretoria da ANTC parabeniza o Auditor pela participação e pela vitória.
"Essa vitória do Carlos Alberto é ainda mais simbólica quando se trata de um colega que se dedica ao controle das despesas da Previdência Social, do Trabalho e da Assistência Social, umas das mais expressivas do Orçamento da União, que, somadas, atingiram aproximadamente R$ 500 bilhões em 2012, sendo indiscutível a relevância social dessas políticas públicas", destacaram o Vice-Presidente da ANTC de Assuntos do TCU e a Diretora de Defesa de Controle Externo, Diógenes Vieira e Glória Merola.
A relevância desse controle e a necessidade de combater desvios são inquestionáveis. Tanto que tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 363, de 2012, com a finalidade de tornar crimes hediondos o desvio de dinheiro público, corrupção, conduta proibida e formação de quadrilha quando cometidos na área da Previdência Social, ressalta Lucieni.
O Projeto de Lei, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), aguarda parecer do Senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da matéria. A ANTC está à disposição para receber sugestões dos Auditores que tenham conhecimento sobre a matéria para apresentar ao relator.
Ao justificar a proposta, o autor do Projeto afirmou ao Jornal do Senado "estar assustado com os inúmeros escândalos de formação de quadrilha e má conduta cometida em licitações envolvendo os agentes da previdência".
O evento também foi marcado por críticas de segmentos da sociedade civil organizada, que levaram uma "PAPUDA MÓVEL" para a Esplanada dos Ministérios. Os cidadãos escreveram diversas mensagens de protesto contra a corrupção e a impunidade.
"A participação de tantos cidadãos na corrida e na caminhada realizadas nesta manhã de domingo demonstra a nossa disposição de vencer a corrupção", disse Lucieni.
"As ações de controle social promovidas pelo IFC contribuem, e muito, para o controle externo a cargo dos Tribunais de Contas. A equipe do IFC está de parabéns pela realização das auditorias cívicas nos Municípios e também por mais esta ação de promoção da cidadania", concluiu a Presidente da ANTC.
A realização da corrida contou com o apoio de várias entidades, organizações da sociedade civil e instituições públicas, tais como Sindilegis, UnaconSindical, Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Auditar, Adote um Distrital, Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), Campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Foto: ANTC
O Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Henrique Ziller, fundador do IFC, e o Diretor Administrativo e Financeiro do Sindilegis, Dario Fava Corsatto, também participaram do evento e da entrega dos prêmios aos vencedores das diversas categorias.
Fonte: Comunicação ANTC.