ANTC, AudTCMSP, Audicon e Ampcon divulgam carta pública aos candidatos na cidade de São Paulo

Entidades querem apoio à criação das carreiras técnicas de Conselheiro Substituto e de Procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP)

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP) tornam pública a “Carta aberta aos candidatos aos cargos de Prefeito e Vereador na cidade de São Paulo” com a finalidade de obter apoio para a criação das carreiras técnicas de Conselheiro Substituto e de Procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

Assinam conjuntamente o documento as Associações Nacionais dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e do Ministério Público de Contas (Ampcon).

Atualmente, o TCMSP é o único dos 33 tribunais de contas brasileiros cuja totalidade dos membros é proveniente exclusivamente do meio político. Para modificar essa realidade, frisam as entidades, é necessária uma mudança na Lei Orgânica do Município de São Paulo para reservar vagas no Plenário da Corte de Contas aos técnicos concursados oriundos das carreiras de Conselheiro Substituto e de Procurador do Ministério Público de Contas, a serem providas por meio de concurso público. Embora previstas na Constituição Federal, essas carreiras ainda não foram implementadas no TCMSP. 

Considerando que, até o final de 2023, serão abertas vagas entre os atuais Conselheiros, devido à aposentadoria compulsória de dois dos atuais membros, a criação das carreiras servirá para adequar o TCMSP à estrutura institucional prevista na Constituição Federal, que deve ser seguida por todos os Tribunais de Contas brasileiros. A medida almeja garantir, aos futuros integrantes dessas carreiras, assentos permanentes no colegiado de Conselheiros.

A adequação possibilitará que, ao se acrescentar elementos técnicos, a composição do corpo de julgadores se torne mais capacitada, diversificada e equilibrada, aprimorando as decisões dos processos e a própria administração da Corte de Contas, sem prejuízo de manter a parcial composição com membros escolhidos a partir de indicações livres do Executivo e Legislativo, valorizando, assim, o princípio da soberania popular.

As entidades solicitam que os candidatos interessados divulguem apoio à proposta nas redes sociais e que informem por e-mail para a Associação dos Auditores de Controle Externo do Município de São Paulo (AudTCMSP) no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por contato com qualquer uma das outras entidades signatárias desta Carta através de seus respectivos canais de comunicação abertos ao público. Entidades da sociedade civil e outros interessados em apoiar a iniciativa poderão adotar o mesmo procedimento, fortalecendo, assim, a divulgação da carta aberta.

As entidades destacam que os nomes e os partidos dos candidatos que se comprometerem com a proposta poderão ser divulgados no site e nas redes sociais da ANTC e das demais entidades parceiras.

Apoiam esta Carta Pública:

Associação dos Servidores do TCMSP (ASTCOM);

Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil (CNSP);

Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (SINDILEX);

Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (FESPESP);

Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais do Brasil (FENALEGIS);

Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE);

PÚBLICA - Central do Servidor.

Campanha

Durante as eleições de 2020, a diretoria da AudTCMSP realizou a primeira fase da campanha pela captação de apoios junto aos Vereadores e Candidatos à Câmara Municipal. Foram enviados e-mails a todos os parlamentares da atual legislatura e contatados 40 candidatos de partidos variados.

Nos 30 dias de duração da iniciativa, foi arregimentado o apoio público de sete candidatos, de três partidos diferentes, para a Carta. Três deles foram eleitos. Muitos vereadores ainda não apoiaram abertamente o documento, mas se comprometeram a estudar as proposições nele inseridas.

A lista dos candidatos que manifestaram seu apoio às propostas contidas na Carta pode ser acessada através deste link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1AXvo9UtB36nlUV9fhf3yfPoQpuSzZca4m7wCB9B1500/edit?usp=sharing.

 Leia o conteúdo completo da carta aberta.

pdfCARTA ABERTA CONJUNTA AOS CANDIDATOS AOS CARGOS DE PREFEITO E VEREADOR NA CIDADE DE SÃO PAULO


 

Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email