Tardes de Conhecimento encerra programação com live sobre sistemas de auditoria

Série de webinars promovida pela AudTCMSP soma mais de 13 mil visualizações e está disponível no YouTube

O projeto Tardes de Conhecimento, promovido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP) em parceria com a Escola de Gestão de Contas do TCM-SP, teve a sua décima e última edição do ano com a participação dos auditores de controle externo Lívio Mario Fornazieri (TCM-SP) e Jordão Aurélio Poletto (TCU), bem como do auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU) Sergio Filgueiras, na terça-feira (6). Desde a primeira edição, a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) foi apoiadora da iniciativa.

A série de lives reuniu, de junho a outubro, integrantes da carreira em debates sobre temas relativos à fiscalização do Erário e o aperfeiçoamento das Cortes de Contas. Todos os vídeos estão disponíveis no YouTube da Escola de Gestão e Contas do TCM-SP e podem ser conferidos no link https://bit.ly/30G723b.“Agradeço a todos que conseguiram fazer com que o Tardes de Conhecimento fosse esse sucesso. Não é fácil realizar uma jornada de dez edições, a cada 14 dias, com tantos profissionais de gabarito que conseguimos trazer, e passar uma quantidade enorme de temas do controle. É uma satisfação enorme poder organizar este evento. Quero agradecer o apoio da ANTC que está sempre junto conosco”, destacou o presidente da AudTCMSP, Fernando Morini.

O presidente da ANTC, Francisco Gominho, elogiou o alto nível das discussões propostas em todas as edições do evento. "A amplitude e profundidade dos temas, associados com a certificação pela Escola de Contas, demonstram um grau de organização e articulação que atestam que a AudTCMSP é vocacionada para a construção da carreira de auditores de controle externo e da própria instituição TCM-SP dentro do Sistema de Tribunais de Contas", congratula.

O subsecretário de fiscalização e controle do TCM-SP, Lívio Mario Fornazieri, moderador da edição de encerramento, elogiou o projeto. “Queria dar os parabéns por esta iniciativa, que foi extremamente bem-sucedida desde o início. Fiquei muito feliz em já ouvir que em 2021 o projeto continuará a ser executado”. O décimo webinar teve mais de três horas de duração e conta com mais de 530 visualizações até o momento. A série completa de lives já alcançou 13 mil acessos no YouTube.

O auditor de controle externo do TCU Jordão Aurélio Poletto agradeceu a oportunidade de palestrar no evento. “Queria agradecer ao pessoal da organização por ter entrado em contato e aos colegas do TCU, porque nada a gente faz sozinho, principalmente aqueles que direta ou indiretamente colaboram com o aprimoramento do Fiscalis. Espero que a apresentação tenha sido proveitosa a todos”.

A diretora da AudTCMSP e uma das idealizadoras do Tardes de Conhecimento, Daiesse Bomfim, encerrou o último webinar do ano saudando aos que contribuíram e assistiram aos debates. “Sem a participação de vocês, o projeto Tardes de Conhecimento não teria o mesmo brilho. Obrigado pelas perguntas, pelos feedbacks, pela participação de todos. Esse projeto nasceu tão despretensiosamente numa sexta-feira, 15 de maio, quando eu e Jorge de Carvalho conversávamos sobre como oferecer uma alternativa, em meio à pandemia, para a capacitação dos colegas, porque a gente acredita, sim, na capacitação do corpo técnico como forma de fortalecimento do controle externo e qualificação do serviço público”.

O auditor de controle externo da Corte municipal de São Paulo e professor Jorge de Carvalho, também organizador dos debates, comemorou o sucesso da série de lives. “Foram dez edições abordando temas muito importantes inerentes ao processo metodológico de auditoria governamental. Muito obrigado a todos que estiveram conosco desde a primeira edição, em junho deste ano, até hoje. Em 2021, tem mais!”.

Retrospectiva

Durante os cinco meses Tardes de Conhecimento, o projeto contou com a participação de mais de 30 profissionais que atuam na função de auditoria e abordou temas como o processo de controle externo, as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), auditoria baseada em riscos, avaliação de sistemas de controles internos e prevenção à corrupção, aplicação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) nos Tribunais de Contas e responsabilização dos agentes públicos, dentre outros.

 

Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir   Email