Auditores de Controle Externo foram homenageados na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), na noite de 20 de maio, em sessão solene que entra para história como a primeira promovida pela Casa Legislativa em alusão ao dia em que se comemora oficialmente a carreira, 27 de abril.
Requerida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PP), a celebração também contou com a participação do deputado Carlos Felipe (PCdoB); do presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC), Ismar Viana; da presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE Ceará (AudTCE-CE), Valéria Diniz; do Conselheiro-Substituto do TCE-CE, Itacir Todero; do Secretário Executivo do TCE-CE, Eugênio Menezes; do Coordenador-Geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz; e do Diretor Executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece), Juracy Soares, que compuseram a mesa de trabalhos.
Zezinho Albuquerque destacou a "justa homenagem aos auditores de controle externo do Estado e o importante trabalho prestado para a sociedade cearense". O parlamentar ressaltou a contribuição desses profissionais e o comprometimento com o controle e a gestão das contas públicas, o que o motivou a apresentar o projeto de lei, em 2017, para homenagear o Dia do Auditor de Controle Externo no Ceará. O deputado também defendeu que maior independência da carreira, salientando que, para isso, é fundamental que sejam escolhidos por meio de concursos públicos rigorosos.
Deferências específicas a auditores de controle externo pelos serviços entregues à sociedade cearense também fizeram parte da solenidade. Com reconhecida atuação funcional e de grande relevância a favor do controle das contas públicas, Ismar Viana e Valéria Diniz foram alguns dos homenageados.
O papel fundamental dos referidos servidores para o fortalecimento e manutenção da Democracia foi pontuado pelo presidente da ANTC. “Sem o controle regular das contas públicas, certamente não seria possível viver plenamente em sociedade. E é por isso que, quando se fala em independência do Auditor, não somos nós que estamos ganhando, é a sociedade. Então, se não temos instituições fortes, acreditadas e imparciais, não temos bem-estar social. Independência e estabilidade são meios para garantir que a lei seja cumprida”, afirmou Ismar Viana.
A presidente da AudTCE-CE destacou o sentimento de gratidão pelo reconhecimento proporcionado nessa homenagem ao dia do auditor de controle externo e pelo apoio que a carreira sempre recebeu da AL-CE. “Somos gratos pelo apoio que sempre recebemos dos parlamentares desta Casa em todas as vezes em que aqui estivemos presentes participando dos debates salutares que permeiam o exercício legislativo”, frisou Valéria Diniz.
Na celebração, ainda houve o momento de descontração com a exibição do vídeo institucional “Quem é o Auditor de Controle Externo?” e da apresentação artística do Auditor de Controle Externo cearense Diogo Andrade, que interpretou a música “O que é, o que é”, do cantor e compositor Gonzaguinha.
Também estiveram presentes à sessão solene o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, Rodrigo Martiniano, e o Diretor Executivo do Inesp, João Milton Cunha.