Eventos virtuais e presenciais pelo Brasil marcam o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo 2022

Com a retomada de eventos presenciais, a Semana do Auditor de Controle Externo de 2022 contará com ampla programação para membros da carreira e convidados, em diversos eventos realizados ou apoiados pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e suas Afiliadas, em conjunto com os Tribunais de Contas brasileiros.

Seminários, palestras e debates (virtuais e presenciais), sessões solenes, reuniões, lives, interações com a sociedade, ações beneficentes e de confraternização – essas são algumas das ações previstas.

Os eventos têm por objetivo pautar assuntos que amplifiquem debates sobre o impacto da atuação dos Auditores de Controle Externo no combate a corrupção, na gestão responsável das finanças públicas e no aprimoramento dos Tribunais de Contas, dentre outras abordagens relacionadas às mudanças legislativos e seus reflexos no controle externo da administração pública, bem como quanto às perspectivas da carreira.

"O Dia do Auditor de Controle Externo foi idealizado pela ANTC em 2012 não somente para celebrar e reconhecer a importância dessa carreira para o Estado Democrático, mas principalmente para que seja uma oportunidade de fomentar discussões e reflexões sobre os rumos do controle externo do país. É uma data marcada pela construção de conhecimento nos Tribunais de Contas do Brasil", relembra Ismar Viana, presidente da ANTC


PROGRAMAÇÃO NACIONAL | BRASÍLIA - DF

 🗓️ SEMINÁRIO TRIBUNAIS DE CONTAS E DEMOCRACIA, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Neste ano de 2022, em que a ANTC celebra 10 anos de fundação e marcado pela iniciativa de criar a Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo, a ANTC promoverá o Seminário Tribunais de Contas e Democracia, na Câmara dos Deputados, dia 28/04, de 14h às 18h.

Serão dois paineis com notáveis especialistas e o objetivo é 
discutir aspectos centrais de legitimidade, resultados e segurança jurídica na esfera de controle externo, sua relevância e os reflexos no contexto da democracia no Estado brasileiro e do combate à corrupção. Sob a perspectiva externa, o debate terá como foco os impactos causados pelas mudanças na LINDB e Lei de Improbidade Administrativa na atuação dos Tribunais de Contas. Na perspectiva interna, o foco será na estruturação e funcionamento dessas instituições, e como esses atributos repercutem na efetividade das Auditorias de Controle Externo. Confira:

WhatsApp_Image_2022-04-25_at_13.51.31.jpeg  WhatsApp_Image_2022-04-25_at_13.51.31_2.jpeg  WhatsApp_Image_2022-04-25_at_13.51.31_1.jpeg


Serviço:

Plenário de Comissões da Câmara dos Deputados
28 de Abril, 14 - 18h
Mesa de Abertura com autoridades
2 paineis de debates
Inscrições e certificados pelo site da ANTC
Realização: ANTC


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA | ESTADOS

📍 PiauíSemana do Auditor de Controle Externo

Os eventos começam já nesta segunda-feira, 25, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), com a Semana do Auditor de Controle Externo, realizada pelo TCE e a AudTCE/PI, com apoio da ANTC. Após a abertura, a cargo da Presidente do Tribunal, Cons. Lílian Martins, e do Presidente da AudTCE/PI, o auditor de Controle Externo Ramon Patrese, o evento contará com palestra do Auditor de Controle Externo Ismar Viana, que também é doutorando e pesquisador, sobre os "Novos parâmetros legislativos e jurisprudenciais no Controle da Administração Pública: o impacto nos Tribunais de Contas". Acesse aqui a programação completa disponível no site do TCE-PI.

I.jpg  II.jpg

III.jpg  IV.jpg 

V.jpg  capa.jpg

Serviço:

Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)
25 a 30 de Abril, apenas presencial
Realização: AudTCE/PI e TCE-PI. Apoio: ANTC.


 📍 MaranhãoI Jornada de Controle Externo

A programação em comemoração ao Dia do Auditor no TCE do Maranhão também se estende ao longo da semana, com a I Jornada de Controle Externo, que terá como tema Autonomia, efetividade e integração: O TCE maranhense na era digital. O presidente Ismar Viana integra a programação, proferindo palestra no dia 26/04, ao lado de Auditores de Controle Externo do Tribunal e outros especialistas. A programação da I Jornada de Controle Externo você pode acessar aqui, no site do TCE-MA.
 

ilustrao_site.jpg

Serviço:

Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA)
27 de Abril, 9:30 às 12h - apenas presencial
Realização: TCE-MA e ASCON. Apoio: ANTC, Sesc-MA, SEBRAE Maranhão. Prestigiado pela OAB-MA e CRC-MA.

📍 Nordeste | II Seminário dos Auditores de Controle Externo do Nordeste do Brasil

Este ano, as afiliadas da ANTC do Nordeste (AudTCE/RN, AudTCE/CE, AudTCE/PB, AudTCE/PI, AudTCM/BA, AudTCE/SE e Auditores-PE) se reunem novamente para realizar o II Seminário dos Auditores de Controle Externo do Nordeste do Brasil, no dia 27/04, de 9h - 12. Desta vez, o evento será híbrido, sediado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN): O 1° painel será na modalidade presencial e o 2° painel será virtual. O evento será transmitido pelo Youtube e as inscrições e certificados podem ser obtidos junto à Escola de Contas do TCE/RN: acesse aqui o site do TCE-RN e faça já sua incrição.


WhatsApp_Image_2022-04-25_at_10.21.10.jpeg  WhatsApp_Image_2022-04-25_at_10.40.44.jpeg  WhatsApp_Image_2022-04-25_at_10.20.10.jpeg

Serviço:

Tribunal de Contas do RN (TCE/RN), transmitido pelo YouTube
27 de Abril, 9:30 às 12h
Realização: AudTCE/RN, AudTCE/CE, AudTCE/PB, AudTCE/PI, AudTCM/BA, AudTCE/SE, Auditores-PE e TCE-RN. Apoio: ANTC.
Inscrições e certificados no site do TCE-RN: https://www.tce.rn.gov.br/Noticias/NoticiaDetalhada/4189#gsc.tab=0

 📍 Goiás | Comemoração do Dia do Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO)

No dia 27/04, a AudTCM/GO e o TCM/GO realizarão evento no Plenário do Tribunal para celebrar o Dia do Auditor de Controle Externo. O evento visa a integrara  carreira após o retorno às atividades presenciais. 

WhatsApp_Image_2022-04-20_at_09.57.38.jpeg

Serviço:

Tribunal de Contas dos Municípiio do Estado de Goiás (TCM-GO)
27 de Abril, 13h - apenas presencial
Realização: AudTCM/GO e TCM-GO

📍 São Paulo | LIVE As perspectivas atuais e futuras da Carreira de Auditor 

A AudTCM/SP reunirá Auditores de Controle Externo de diversas regiões do Brasil em live As perspectivas atuais e futuras da Carreira de Auditor, realizada em parceria com a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O evento será transmitido pelo canal da EGC no Youtube e não é necessário fazer inscrição.

WhatsApp_Image_2022-04-20_at_10.52.15.jpeg

Serviço:

Transmitido pelo canal da EGC-TCM/SP no YouTube
27 de Abril, 16h às 17:30h
Realização: AudTCM/SP e TCM/SP


📍 Roraima | Seminário: Perspectivas e Novas Tecnologiais para o Controle Externo

No dia 29/04, sexta-feira, a AudTCE/RR, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) e sua Escola de Contas realizam o Seminário Perspectivas e Novas Tecnologiais para o Controle Externo, no Plenário do TCE-RR, a partir de 8h30min. Além do vice-presidente da ANTC Francisco Gominho, os Auditores de Controle Externo Érico Veríssimo e Bruno Fgueirêdo ingrama programação do evento. Clique aqui e leia matéria completa do evento no site do TCE-RR. As incrições também podem ser feitas no site do TCE-RR pelo link: https://www.tcerr.tc.br/portal/escon/agenda.


29_04.JPG

Serviço:

Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR)
29 de Abril, 8:30 às 12h, evento presencial
Realização: AudTCE/RR, com apoio do TCE-RR e Escola de Contas do TCE-RR.
Inscrições e certificados no site do TCE-RR: https://www.tcerr.tc.br/portal/escon/agenda.

 

O DIA DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO

Formalmente instituída por lei no calendário oficial em 22 entes (19 estados, no Distrito Federal e nos dois municípios que possuem tribunais de contas municipais), a data escolhida, 27 de Abril, remete ao ano 1893, momento memorável em que Serzedello Corrêa, então Ministro da Fazenda do governo do Presidente Floriano Peixoto, deu exemplo de coragem e espírito público no enfretamento à investida do Poder Executivo contra a atuação do Tribunal de Contas da União, em defesa da moralidade na administração.

                                                                   

 Siga a Agenda Comemorativa ANTC & Afiliadas pelo Brasil:

 https://antcbrasil.org.br/eventos

https://twitter.com/antcbrasil

https://instagram.com/antcbrasil

https://www.facebook.com/antcbrasiloficial

https://www.youtube.com/channel/UCubCyesuIOV8w4Q_uveDExQ                  

 

 

Fonte: Comunicaçao da ANTC com informações das afiliadas e dos Tribunais de Contas                

Imprimir   Email