ANTC articula criação da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo

01 Fabio

O Deputado Fábio Trad, autor do requerimento pela criação da Frente, recebeu os integrantes da Diretoria em seu gabinete

 

Os dirigentes da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Aud-TCU), e da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul estiveram na última terça-feira (14/12), no Congresso Nacional, em Brasília, participando de uma mobilização para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo.

Com a Frente, as entidades buscam a padronização da Auditoria de Controle Externo dos 33 Tribunais de Contas do país, além de um controle externo eficiente e a garantia de processos justos e transparentes que fortaleçam a segurança jurídica.

O presidente da ANTC, Ismar Viana; a vice-presidente, Thaisse Craveiro e a diretora jurídica, Kasla Garcia juntamente com a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (Aud-TCE/MS), Fabiana Felix Ferreira; com o presidente e a vice-presidente do Aud-TCU, respectivamente, Nivaldo Dias Filho e Débora Costa Ferreira estiveram reunidos com deputados e senadores para apresentar os pontos fundamentais para a criação da Frente.

Os representantes das entidades apresentaram aos parlamentares uma Cartilha (link aqui) com os aspectos mais relevantes da carreira e a necessidade de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo. Os dirigentes estiveram reunidos com os deputados Fábio Trad (PSD/MS), autor do requerimento para a criação da Frente; Efraim Filho (DEM/PB), André Lima (PDT/CE), Paulo Ramos (PDT/RJ), além da senadora pelo (MBD/MS), Simone Tebet.

O presidente da ANTC, Ismar Viana, considera necessária a criação da Frente e o apoio dos parlamentares e dos próprios auditores e auditoras de controle externo.

“Foi protocolado o requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo pelo deputado Fábio Trad, que compreendeu a necessidade de um processo de controle externo justo, devido e adequado e que respeite a segurança jurídica , um processo que busque a padronização dos 33 Tribunais de Contas do Brasil. Por isso, quero chamar a atenção de cada auditor, cada auditora para que busque em cada estado a assinatura dos parlamentares para que possamos colocar adiante essa proposta idealizada, gestada pela própria diretoria da ANTC. Nós estamos em busca de Tribunais de Contas capazes de ofertar serviços públicos de qualidade à sociedade brasileira”, reforçou Viana em vídeo divulgado nas redes da Entidade.

O Deputado Fábio Trad, autor do requerimento, reafirmou a importância da Frente. “Quem quiser um Tribunal de Contas melhor e mais eficaz deve estar conosco nesse momento impar para esta carreira típica de estado”, afirmou o parlamentar.

A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria de Controle Externo vai ao encontro das pautas defendidas pela ANTC que luta e lutará sempre pela autonomia, transparência e integridade dos Tribunais de Contas de todo país.

A iniativa repercutiu no portal Congresso em Foco. Clique aqui para acessar! 

Imprimir   Email