A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) encaminhou nesta sexta-feira, dia 03, nota ao jornalista Heródoto Barbeiro em resposta às declarações dadas em programa radiofônico – edição de quarta-feira, dia 1º de dezembro de 2021 –, que, ao se referir às indicações políticas para o cargo de ministro do TCU, restringiu a Corte de Contas a um “puxadinho” que tem 9 “integrantes”, além de colocar em dúvida a existência de especialistas na instituição.
“O TCU, além dos 9 ministros, conta com qualificado quadro de 1.576 cargos efetivos de ‘Auditor Federal de Controle Externo-Área de Controle Externo’, agentes públicos especializados em diversas áreas da Administração Pública e que ingressam no Tribunal por meio de concurso público específico, sendo eles legalmente responsáveis pelas auditorias e instruções processuais (função de cunho investigatório)”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da entidade nacional, Ismar Viana.
Nesta terça-feira, 03, o jornalista leu trechos da nota ao vivo em sua coluna diária na Rádio Nova Brasil FM. Clique aqui para acessar o programa no tempo a partir de 1:53:00.
Clique aqui para download da nota.