Com o objetivo de buscar o diálogo e parcerias conjuntas para barrar possíveis ameaças internas e externas que podem colocar em risco a efetividade do Controle Externo exercido pelos Tribunais de Contas do Brasil, representantes da Diretoria nacional da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) estiveram reunidos nessa terça-feira (05) com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), em João Pessoa (PB).
Em junho deste ano, a ANTC instituiu uma comissão nacional para promover estudos e apresentar proposta de um Manual de Integridade para os Tribunais de Contas do país. Na oportunidade, o presidente da Associação nacional, Ismar Viana, ressaltou que os Tribunais de Contas possuem jurisdição sobre todos os órgãos e entidades da Administração Pública, o que impõe uma estruturação pautada na conformidade e integridade.
Os dirigentes da ANTC aproveitaram para reafirmar a participação na mesa de abertura do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (II CITC). Eles abordaram, ainda, sobre a importância do Marco de Medição de Desempenho da Atricon como relevante ferramenta para o aprimoramento e a uniformização do sistema Tribunais de Contas do Brasil e discutiram as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal que atingem a atuação das Cortes de Contas e medidas conjuntas para defender o controle externo.
Além de Ismar Viana, participaram do encontro os vice-presidentes Thaisse Craveiro e Francisco Gominho.
“A reunião foi bastante positiva. Tratamos de assuntos relevantes para a carreira de Controle Externo e para a atuação dos Tribunais de Contas. Sem dúvida, estamos no caminho certo e colheremos bons frutos dessa parceria com a Atricon, que tem sido pautada pela busca permanente e continua por ambientes institucionais íntegros e confiáveis”, avalia o presidente Ismar Viana.