ANTC CELEBRA SETE ANOS EM PROL DA CARREIRA DOS AUDITORES DE CONTROLE EXTERNO

A história da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) está imersa na missão de reunir, em uma entidade homogênea, os agentes públicos da carreira titular da função de Auditoria das contas públicas no âmbito da União, dos estados e municípios. Essa história completa, neste sábado (10), sete anos.

Criada em 2012, a ANTC surgiu com o compromisso de fortalecer a carreira dos auditores de controle externo e trabalhar pelo aperfeiçoamento e padronização dos Tribunais de Contas. Atualmente, com 22 afiliadas de Norte a Sul do país, as representantes da ANTC nos estados são as grandes agregadoras ao trabalho que vem sendo desenvolvido. No sétimo aniversário, a associação comemora o seu crescimento fruto da colaboração dos seus associados e também de parceiros institucionais.

Ao longo dos últimos sete anos, a ANTC vem desenvolvendo um diálogo construtivo com entidades parceiras, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-substitutos dos Tribunais Contas (Audicon). Um bom exemplo da efetiva comunicação da entidade, dentro e fora da carreira titular da função de auditoria, é o Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), que, em 2018, chegou à terceira edição. Com convidados de renome nacional, o evento reúne notáveis especialistas das instituições públicas, da Academia, e da sociedade civil para debater os temas voltados ao controle externo e pautas correlatas de interesse público.

Este 10 de agosto, entretanto, além de celebrar as vitórias já alcançadas, lança luz sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados. “O aniversário da ANTC também representa um dia para o auditor se sentir mobilizado em torno dos objetivos maiores da carreira que nós abraçamos”, destaca o presidente da associação, Francisco Gominho.

Aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional que confira um Padrão Mínimo de organização para o Orgão de Auditoria dos Tribunais de Contas representa uma das principais agendas da ANTC. A padronização da nomenclatura do cargo de auditor de controle externo, a adoção de uma lei orgânica única para as Cortes de Contas e a elaboração de um Código de Processo do Controle Externo estão entre as pautas junto ao Congresso Nacional.

O aniversário de sete anos da ANTC é, portanto, uma oportunidade de unir esforços em prol da carreira e do aperfeiçoamento do sistema Tribunais de Contas. De norte a sul do país, a associação busca ser o canal de congregação dos auditores de controle externo, em um processo de construção coletiva pelas mãos dos próprios auditores, que são a razão de ser da entidade. Nesta data, é oportuno comemorar não só o sétimo ano da entidade, mas a importância de todos os Auditores de Controle Externo dos 33 Tribunais de Contas, reconhecendo o que já foi construído, mas de olho no futuro e na história que ainda está para ser construída.


Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir