ANTC participa de movimento nacional em defesa do serviço público

ANTC Em defesa do serviço público 

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) vai fazer parte, nesta quarta-feira (24), da mobilização do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. A bandeira central do movimento será a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Pensada para estruturar uma reforma administrativa no Estado brasileiro, a PEC é, na verdade, uma tentativa autoritária do governo federal em culpar os servidores pela crise econômica do País.

Além da ANTC, diversas outras entidades ligadas a carreiras do funcionalismo público irão participar da mobilização, em todo o Brasil, para se posicionar contra os termos da reforma administrativa sugerida pelo governo Jair Bolsonaro e em tramitação no Congresso Nacional, baseada em uma pauta de precarização quase absoluta dos serviços públicos.

Como parte das ações do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, às 14 horas, o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), a Frente Servir Brasil e o Movimento Basta vão realizar um encontro virtual com a participação de parlamentares e dirigentes associativos e sindicais para unificar o posicionamento contra a PEC 32. A live será transmitida pelo canal da Fonacate no YouTube, com reprodução simultânea no Facebook da ANTC e demais entidades envolvidas na mobilização. Também será lançado o livro “Rumo ao Estado necessário: críticas à proposta do governo para a reforma administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”.

Para Ismar Viana, presidente da ANTC, que também participará do evento, é preciso debater os fatos com franqueza, enfrentando os reais problemas, em condições normais de temperatura e pressão, jamais em um cenário grave de pandemia. “No contexto da PEC 32, as causas estão sendo desvirtuadas para servirem de pretexto para fragilizar vínculos e comprometer os serviços públicos. Quem mais vai sofrer com isso são aqueles mais vulneráveis, que mais dependem desses serviços como meio de dignidade e cidadania”, analisa Viana.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Imprimir