ANTC integra a campanha Dezembro Transparente

Um mês voltado à consolidação da cultura da transparência, integridade e prevenção à corrupção

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) integra a campanha Dezembro Transparente, que busca consagrar um mês do ano no Brasil à consolidação da cultura da transparência, visando a integridade, a prevenção à corrupção; tempo de evoluir em matéria legal, tempo de consolidação de uma verdadeira cultura republicana, ética e democrática. A proposta é a criação um mês dedicado à consolidação da cultura da transparência, visando à integridade e à prevenção à corrupção. A iniciativa foi consolidada no Projeto de Lei 4685/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Dezembro Transparente foi idealizado pelo Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) juntamente com a Transparência Internacional, Transparência Brasil e Transparência Partidária. O objetivo é de que todos possam dar as mãos para a construção do Dezembro Transparente. O período foi escolhido em referência ao 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, definido na celebração da Convenção da ONU em Mérida, em 2003.

O presidente do Inac procurador de Justiça, Roberto Livianu, gravou uma mensagem aos auditores de controle externo. "Vamos todos juntos dar as mãos e trabalhar pela consolidação de um país mais justo e com mais integridade. Estarei com vocês agora do dia 8 ao dia 11, na Semana Internacional de Combate à Corrupção, promovida pela ANTC, Aud-TCU e ANPR", disse ele na mensagem.

Neste ano, entre os dias 7 e 11 de dezembro, várias atividades serão realizadas em alusão ao Dezembro Transparente e à Semana Internacional de Combate à Corrupção, com debates, apresentação de números, estratégias e a entrega do II Prêmio Não Aceito Corrupção.

Já a ANTC promove a quarta edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), simultâneo ao II Seminário Internacional da AudTCU e ANPR. As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3qzQchG (público em geral) e https://bit.ly/36T4d2a (associados da ANTC). Confira a programação completa em https://bit.ly/3mULadg.

Todos os cidadãos brasileiros podem apoiar à iniciativa, voltada à consolidação de uma verdadeira cultura republicana, ética e democrática. O abaixo-assinado criado para mostrar a adesão popular ao PL 4685/2020 já foi endossado por mais de 5 mil pessoas. O link para assinatura é https://www.change.org/p/prefeito-dezembro-transparente-unidos-pelo-m%C3%AAs-de-combate-a-corrup%C3%A7%C3%A3o. Além disso, o Instituto Não Aceito Corrupção criou um tema no Facebook para que os usuários possam atualizar a foto de perfil em apoio ao Dezembro Transparente.

 

Fonte: Comunicação ANTC, com informações do Inac.

Imprimir