Representantes de entidades criam o Fórum Sergipano de Carreiras Típicas de Estado (Focate–SE)

O auditor de controle externo do TCE-SE e vice-presidente da ANTC, Ismar Viana, foi escolhido como coordenador-geral do Fórum

O Fórum Sergipano de Carreiras Típicas de Estado (Focate–SE) foi criado nesta terça-feira (22), em meio às discussões sobre a Reforma Administrativa. O grupo tem como objetivo viabilizar a defesa permanente da preservação das prerrogativas funcionais das carreiras típicas de Estado, notadamente daquelas que atuam nas áreas de fiscalização, investigação, arrecadação, controle e preservação da ordem jurídica. A coordenadoria-geral ficará a cargo do auditor de controle externo do TCE-SE e vice-presidente da ANTC, Ismar Viana.

Integram o Focate-SE a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (Apese), a Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE (AudTCE/SE), a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol), a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese) e a Associação dos Auditores da Fazenda Pública do Estado de Sergipe (Audifaz).

Além do auditor de controle externo Ismar Viana, a direção é composta pelo vice-coordenador-geral, João Rodrigues Neto (ASMP), o coordenador de articulação legislativa, Isaque Cangussu (Adepol), o coordenador de defesa de prerrogativas, Marcus Aurélio (Apese), o coordenador de responsabilidade social, Herick Argôlo (Adpese), e a secretária-geral, Célia Lessa (Audifaz).

Durante a reunião de fundação, os representantes das carreiras traçaram os objetivos do Focate-SE, dentre os quais o de contribuir para o crescimento contínuo dos valores republicanos, zelando pelo ingresso exclusivo por concurso público específico nas carreiras típicas de Estado e pela capacitação constante de seus membros, com vistas a alcançar padrões satisfatórios na prestação de serviços públicos.

No primeiro encontro, além da definição de princípios, objetivos e fundamentos, os integrantes deliberaram sobre a periodicidade das reuniões, a forma adotada para a tomada de decisões, dentre outras demandas que foram submetidas à discussão.

Os integrantes reafirmaram que o fórum se propõe a ser um democrático canal de debates e construção de soluções institucionais, de modo a contribuir com o bom funcionamento da máquina pública e a permanente confiança dos cidadãos nas instituições. Os estados onde o Focate foi criado contam com experiências exitosas a partir da interlocução entre as carreiras, integradas por agentes públicos dotados de expertise em segmentos distintos do serviço público.

 

Fonte: Focate-SE

Imprimir