ARTIGO: Presidente da AudTCE/RO tem artigo publicado em renomado periódico internacional

Pesquisa sobre eficiência da administração pública foi aceita pelo International Journal of Business Administration

O renomado periódico International Journal of Business Administration publicou o artigo "Efficiency in public administration focusing on strategic alignment" ("Eficiência na administração pública com foco no alinhamento estratégico", em português), assinado pelo auditor de controle externo José Carlos Colares, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (AudTCE/RO), em coautoria com os pesquisadores Henrique de Castro Neves, Jean Carlo Silva dos Santos, Márcio José Matias Cavalcante, Rosangela Aparecida da Silva e Flavio de São Pedro Filho.

O estudo aceito pela publicação, classificada pelo como Capes Qualis A-1, foi realizado por ele na fase final do curso de doutorado em Finanzas Publicas e Administración Estatal pela Universidad Nacional de La Matanza, situada em Buenos Aires, na Argentina, e está disponível em http://sciedupress.com/journal/index.php/ijba/issue/view/926. Medir a eficiência da administração pública no processo de alinhamento estratégico da gestão de pessoas com as diretrizes estratégicas organizacionais é o objetivo do levantamento, partindo do conceito de que "um eficiente alinhamento estratégico institucional com a área de gestão de pessoas é condição essencial para o sucesso do negócio".

A pesquisa contemplou um estudo bibliográfico sobre gestão estratégica de pessoas na administração pública e uma pesquisa de campo em 20 unidades da estrutura administrativa rondoniense. Para identificar se os órgãos públicos pesquisados promovem o alinhamento da gestão de pessoas com o planejamento estratégico organizacional, os autores selecionaram onze indicadores a serem investigados em cada organização analisada, como participação do setor de recursos humanos nas decisões estratégicas, seleção por competências e excelência operacional, entre outros. Os dados coletados foram aplicados a um modelo matemático desenvolvido pelos pesquisadores.

Após a revisão bibliográfica, distribuição dos questionários, visitação in loco nas instituições investigadas, coleta do material, tratamento dos dados e elaboração do relatório de pesquisa, o índice de eficiência foi considerado inadequado. "Os resultados mostraram que o índice de eficiência da Administração Pública no processo de alinhamento estratégico da gestão de pessoas com as diretrizes estratégicas organizacionais é de 14% (catorze por cento)". Eles pontuam que essa situação inibe a vantagem competitiva da organização e pode causa perdas ou desperdícios de recursos.

Confira o artigo:
Eficiência na administração pública com foco no alinhamento estratégico

 

Fonte: Comunicação ANTC.

Imprimir