ARTIGO: Eficiência na administração pública com foco no alinhamento estratégico

Por José Carlos de Souza Colares1, Henrique de Castro Neves2, Jean Carlo Silva dos Santos3, Márcio José Matias Cavalcante3, Rosangela Aparecida da Silva4 & Flavio de São Pedro Filho5

1 Public Finance and State Administration, Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires, Argentina
2 Business Administration, Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires, Argentina
3 UFRGS-EA, Brazil
4 Faculdade União das Escolas Superiores de Rondônia-UNIRON-UNIRON, Brazil
5 Management and Economics, University of Beira Interior (UBI), Brazil Correspondence: José Carlos de Souza Colares, Postgraduate Program in Economic Sciences, Public Finance and State Administration, Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires, Argentina.

Received: July 1, 2020
Accepted: August 3, 2020
Online Published: September X, 2020
doi:10.5430/ijba.v11n5p
URL: https://doi.org/10.5430/ijba.v11n5p 

Resumo

O objetivo deste artigo é medir a eficiência da Administração Pública no processo de alinhamento estratégico da gestão de pessoas com as diretrizes stratégicas organizacionais. O alinhamento estratégico de Recursos Humanos consiste na adaptação da estratégia de gestão de pessoas à estratégia da organização. Um eficiente alinhamento estratégico institucional com a área de gestão de pessoas é condição essencial para o sucesso do negócio. O primeiro ponto para que a gestão de pessoas esteja alinhada à estratégia organizacional diz respeito ao fato de que a estratégia de gestão de recursos humanos deve derivar do plano estratégico corporativo. Estudos recentes demonstram que existe uma mudança importante no foco estratégico relacionado à gestão de pessoas, destacando-se como mudança mais significativa a transição de uma estratégia focada no controle para uma estratégia vinculada ao comprometimento. Este artigo foi desenvolvido por meio de um estudo bibliográfico sobre gestão estratégica de pessoas na administração pública e, também, através da realização de uma pesquisa de campo que abrangeu 20 (vinte) unidades da estrutura administrativa do governo do Estado de Rondônia - Brasil. O método usado foi o estudo de caso amparado em um modelo matemático desenvolvido pelos autores, destinado a avaliar o evento de modo quali e quantitativamente de forma mais aprofundada. Os resultados demonstraram que as ações da Administração Pública, no que se refere ao alinhamento estratégico da área de Recursos Humanos com a estratégia organizacional, se encontram num patamar inadequado de eficiência.

Confira o artigo na íntegra:
pdfEficiência na administração pública com foco no alinhamento estratégico

Imprimir